1º Concurso de Bandinhas de Frevo e Marchinhas do Amazonas vai distribuir R$ 18 mil em prêmios
Artistas do segmento musical têm até 28 de novembro para realizar as inscrições gratuitamente pela internet
O 1º Concurso de Bandinhas de Frevo e Marchinhas do Amazonas, tem como objetivo incentivar talentos e fortalecer a tradição do carnaval de rua na capital amazonense.
Os interessados podem se inscrever de forma gratuita por meio da internet no site https://galodemanaus.com.br até o dia 28 de novembro.
Os artistas que mais se destacarem vão ser premiados em dinheiro, além de ganharem a oportunidade de se apresentar na tradicional ‘Banda do Galo’, no Carnaval 2022.
A seletiva acontecerá no dia 11 de dezembro, no Palacete Provincial, localizado no Centro de Manaus e será realizado por uma comissão especializada no assunto, o evento contará com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Galo de Manaus, que atualmente conta com mais de 50 mil seguidores.
O produtor e idealizador do evento, Theo Alves, com mais de 20 anos dedicados à carreira artística e ao movimento cultural, empenha toda experiência carnavalesca nesse festival.
“Precisamos resgatar as tradições do carnaval de rua, valorizar os músicos de fanfarras e incentivá-los a crescer profissionalmente fazendo música. O carnaval é uma grande oportunidade para todos”, explicou Theo.
Inspiração
Uma das motivações para a realização do concurso é fazer um resgate das raízes do tradicional carnaval, que, ao longo dos anos, foi incorporado a outros ritmos e além disso criar uma orquestra própria de frevos para o Galo de Manaus.
Sentindo a necessidade de criar uma opção de frevo na cidade, Theo Alves idealizou uma orquestra de frevo em 2017, mas sem recurso não pôde seguir com o projeto.
“Queremos resgatar o Carnaval tradicional e para seguir nesse caminho, precisamos incentivar novos músicos a entrarem nesse projeto. Imagine as bandinhas de frevo nas ruas puxando os cordões e arrastando os foliões”, ressaltou.
Premiação e critérios de seleção
Ao todo, o concurso premiará 48 músicos e até 06 maestros ou coordenadores musicais, distribuindo um total de R$ 18.000,00 (Dezoito mil reais) em prêmios, potencializando os efeitos de distribuição de renda aos fazedores de cultura.
Toda a seleção gira em torno do frevo, ritmo pernambucano que faz parte do carnaval brasileiro há gerações. Em canções desse estilo musical, os participantes vão se apresentar aos jurados e mostrar todo o talento.
“Com suas cores vibrantes e passos em ritmo acelerado, o Frevo é contagiante e arrasta multidões durante o carnaval. Como o próprio nome sugere, a dança ‘ferve’ nas veias de milhares de foliões por onde passa”, explicou Theo.
O formato das apresentações, bem como o repertório a ser escolhido e todos os critérios do concurso estão disponibilizados em edital, no endereço eletrônico do Galo de Manaus (https://galodemanaus.com.br/wp-content/uploads/2021/11/REGULAMENTO-CONCURSO.pdf).
Este Projeto foi Contemplado pelo Prêmio Feliciano Lana - Aldir Blanc - SEC 2020.
Fotos: Acervo Banda do Galo