2022 Aluna 'nota mil' na redação do Enem 2022 diz que faltava na escola para estudar sozinha: 'Reclamavam com a minha mãe'

Carina Moura, de 18 anos, diz que 'sempre foi meio autodidata'. Divulgação dos resultados da prova estava prevista a próxima semana, mas foi adiantada para esta quinta-feira (9).

2022 Aluna 'nota mil' na redação do Enem 2022 diz que faltava na escola para estudar sozinha: 'Reclamavam com a minha mãe'
Carina tirou nota mil na redação do Enem 2022 — Foto: Arquivo pessoal

Carina Moura, de 18 anos, vivia faltando na escola no ano passado, justamente quando estava prestes a concluir o ensino médio na rede privada de Limoeiro (PE). Não, ela não "matava aula" para ir a festas ou dormir até mais tarde: queria apenas estudar sozinha, focando na escrita de dissertações.

Essa estratégia (mais do que arriscada) rendeu à jovem a nota máxima (1.000 pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os boletins de desempenho foram divulgados nesta quinta-feira (9).

"Como o colégio fazia bastante revisão, eu preferia ir só para as aulas dos assuntos em que tinha mais dificuldade. Viviam ligando para a minha mãe, reclamando que eu faltava muito. Eu explicava para ela que estava estudando", conta Carina. "Sempre fui a nerd da família."

É uma história de sucesso que o g1 vai contar abaixo, não sem antes deixar aqui o alerta de "Não repita isso em casa!". A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) estabelece que a frequência mínima na escola deve ser de 75% do período letivo.

A própria Carina explica que precisou ter muita disciplina para que seu tempo de estudos (inclusive aos sábados) fosse proveitoso. "Sempre fui meio autodidata, mas é difícil. Eu só parava para treinar, logo depois do almoço, e para dormir. Fazia simulados e cursinho on-line", diz.

"Fiz, durante o ano todo, mais de 45 redações. Enchi um caderno inteiro com ideias de repertório. No fim, deu certo!", comemora.
Rascunho da redação de Carina no Enem 2022 — Foto: Arquivo pessoal
Rascunho da redação de Carina no Enem 2022 — Foto: Arquivo pessoal


Por: G1