6 coisas que podem melhorar seu humor — e que não envolvem dieta ou exercício
O exercício é uma das recomendações mais amplamente difundidas para melhorar, entre outras coisas, nosso estado de ânimo. Vamos te contar quais outras estratégias também são eficazes

Embora praticar exercícios e manter uma dieta saudável sejam estratégias reconhecidas que contribuem para melhorar o estado de ânimo, elas não são as únicas ferramentas disponíveis para alcançar esse resultado.
O jornalista da BBC e médico, Michael Mosley, compartilha em seu programa de rádio da BBC Radio 4, chamado "Apenas Uma Coisa", muitas outras ações que podemos realizar para aprender a viver mais felizes. Aqui estão algumas de suas recomendações para melhorar o humor.
1. Escrever
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/o/7/gLxzM8RMGuuk9y5DPjyg/registrar-seus-pensamentos-no-papel-e-uma-pratica-benefica.jpg)
Se você está com muitas preocupações, ficará surpreso ao descobrir que colocá-las no papel pode ser uma maneira eficaz de superá-las.
Ao dedicar apenas 15 minutos à prática conhecida como "escrita expressiva", é possível reduzir pensamentos negativos e o estresse, aprimorar o humor, o sono, o sistema imunológico e até mesmo a memória. Os benefícios podem começar a ser percebidos em apenas uma semana.
O professor James Pennebaker, renomado psicólogo social que conduziu diversos estudos sobre o tema, destaca: "Uma razão pela qual essa abordagem pode ser tão impactante é que, ao escrever, você externaliza essas experiências perturbadoras da mente, possibilitando uma conexão mais efetiva com outras pessoas".
2. Afaste-se do seu telefone
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/L/w/UAf87gTeC8bhyy8TCV7A/em-vez-de-levar-o-telefone-para-a-cama-experimente-deixa-lo-em-outro-comodo.jpg)
Provavelmente você sabe que o uso excessivo do telefone celular pode ser prejudicial para sua saúde mental, sono e produtividade.
Claro, é difícil deixar de depender desse dispositivo, pois frequentemente precisamos de muitas das funções que ele oferece. A boa notícia é que não é necessário parar de usá-lo abruptamente para fazer uma mudança.
Um estudo realizado na Alemanha mostrou que as pessoas que reduziram o uso do telefone em apenas uma hora por dia se sentiram menos ansiosas e mais satisfeitas com a vida. Se você pretende limitar a dependência do seu telefone, pesquisas sugerem que mantê-lo em um cômodo separado por um tempo pode trazer os melhores resultados.
3. Compre plantas para sua casa
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/N/B/FyANOzSv6aOv53cCDuug/as-plantas-proporcionam-uma-sensacao-de-bem-estar.jpg)
Consequentemente, cantar pode ter uma ampla gama de efeitos psicológicos significativos, ajudando a desenvolver a autoconfiança, reduzir a solidão e impactar positivamente nos níveis de ansiedade.
5. Aprenda uma nova habilidade
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/J/O/2rBRouRz2kkKjB6N4T4w/aprender-algo-novo-nos-distrai-das-nossas-preocupacoes.jpg)
Isso pode até ter parecer antiquado, mas há uma base científica sólida por trás da afirmação de que cultivar o hábito de expressar gratidão não só fará você se sentir melhor, mas também pode reconfigurar seu cérebro.
Em um estudo em que as pessoas foram instruídas a cultivar sentimentos de gratidão, os pesquisadores observaram uma maior ativação na região da córtex pré-frontal, associada à tomada de decisões e recompensa social.
Para experimentar os benefícios e começar a transformar seu padrão de pensamento de negativo para positivo, tente simplesmente pensar em três coisas pelas quais você é grato em um dia, seja uma gratidão geral ou interações positivas com os outros.
Por: G1