Anitta lança "Girl from Rio", de olho no mercado internacional da música

Com letra em inglês, a gravação traz um sample de “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), símbolo da bossa-nova e do Brasil. A música de Anitta, produzida pela dupla norte-americana Stargate, usa a canção para subverter a imagem “velha” e romantizada do Rio de Janeiro. “Deixa eu te contar sobre um Rio diferente/ Aquele de onde eu sou, mas não aquele que você conhece/ Aquele que você encontra quando não tem um real”, canta ela.
Na segunda-feira (26/4), a música “vazou” na internet. Anitta evitou se pronunciar. Mas, nas redes sociais, aproveitaram o “vazamento” para divulgar a data de lançamento oficial. Fato é que um acontecimento como esse atesta a importância do trabalho da carioca e o interesse que ele gera. “Vazamentos” assim são dignos de estrelas do pop – Madonna, Cher, Lady Gaga e Katy Perry já passaram por isso.
O clipe foi gravado em novembro de 2020 e tem cenas no Piscinão de Ramos, no subúrbio do Rio, com participação da família da cantora. A direção criativa é assinada por Giovanni Bianco, que trabalhou com Madonna e a própria Anitta em “Bang” (2015).
É de Bianco a mente por trás da capa do single, que virou meme nas redes sociais. Anitta aparece sobre duas cadeiras de plástico empilhadas, diante do ônibus cujo letreiro diz “Girl from Rio”. Essa imagem ganhou uma infinidade de versões na internet, com Angélica a Adriana Varejão, passando por Fernanda Abreu, Zé Celso, Gretchen e Tico Santa Cruz.
A versão viral consiste na celebridade trocar a imagem de Anitta pela sua e adicionar seu lugar de origem. Na de Elba Ramalho, por exemplo, está escrito: “Girl from Paraíba”. Outra, postada no perfil de Juliette Freire, participante do “BBB21”, anuncia que a paraibana venceu o reality show.
Ainda assim, o carro-chefe da carreira de Anitta continua sendo a música. “Girl from Rio” é o nome do álbum que ela pretende lançar este ano. O trabalho contará com o single “Me gusta”, lançamento de 2020 em parceria com a norte-americana Cardi B e o porto-riquenho Myke Towers.
Para comemorar o novo single, Anitta promoverá uma festa em Miami, no bar Strawberry Moon, que fica dentro do hotel The Goodtime, do produtor musical Pharrell Williams e do empresário Dave Grutman. O preço dos ingressos chega a US$ 1,5 mil.

CELEBRAÇÃO 
Pelo Instagram, a cantora, que está nos EUA, explicou que eventos assim são liberados lá. “Aqui as coisas já estão reabrindo. Já abriram bares, restaurantes, as boates já estão de volta. Já têm shows acontecendo” (...) Mas não é um show. (..) É uma celebração de lançamento, como está escrito lá no flyer (…) Será uma noite brasileira”, acrescentou.
O plano de dominação internacional de Anitta parece ir de vento em popa. Em 15 de abril, ela foi eleita a melhor artista feminina no Latin American Music Awards, que premia cantores da América Latina nos Estados Unidos. Derrotou Shakira, Becky G, Karol G e Natti Natasha.