A partir de 2023, brasileiros precisarão de autorização para entrar na Europa
No próximo ano, um novo processo será utilizado para as pessoas que pretendem viajar para a Europa. A União Europeia exigirá dos viajantes, inclusive brasileiros, uma autorização antes do embarque ao continente que inclui o pagamento de uma taxa.
A autorização é chamada de Etias (sigla em inglês para Sistema Europeu de Informação de Viagem e Autorização) e precisa ser solicitada online a uma taxa de 7 euros. O documento viabiliza o ingresso de viajantes para fins turísticos, comerciais, de trânsito e médicos. O documento também será exigido para menores de idade e idosos com mais de 70 anos, porém eles são isentos da taxa.
Como em quase todo o procedimento de uma viagem internacional, a antecedência é fundamental. Quanto antes o viajante começar a solicitação, melhor, uma vez que o processo pode demorar até quatro semanas. Se a autorização for negada, o turista pode recorrer às autoridades do país que avaliou a candidatura.
Segundo informações da Comissão Europeia, a autorização de viagem pretende facilitar a entrada dos turistas de países isentos ao diminuir o tempo de passagem pela imigração nos aeroportos. As autoridades locais também reforçam que o Etias não é um visto. Acesse o site do Etias e veja mais informações.
Até maio de 2023, os brasileiros seguem isentos de apresentar qualquer tipo de documento além do passaporte para frequentar países da União Europeia por até 90 dias. Mesmo assim, é importante ficar atento a particularidades que cada país pode ter em relação aos protocolos sanitários da pandemia ou outras necessidades.
Fonte: Dia a Dia Notícia