A retomada dos voos é parcial, pois a operação será com uma pista reduzida, que tem 1.730 metros. A previsão é de que a operação seja retomada 100% em 16 de dezembro, inclusive com voos internacionais. Antes da enchente, eram 1,3 mil voos semanais.
"Antes do Natal, vamos estar com o aeroporto funcionando 100%", afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta.
Rotas que serão retomadas
Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de:
- Belo Horizonte (MG)
- Brasília (DF)
- Campinas (SP)
- Guarulhos (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
Para novembro, é aguardada a retomada de voos para:
- Curitiba (PR)
- Pelotas (RS)
- Santa Maria (RS)
- Santo Ângelo (RS)
- Uruguaiana (RS)
Para dezembro, devem ser retomados voos internacionais para:
- Cidade do Panamá (Copa Airlines)
- Buenos Aires (Aerolineas Argentinas)
- Lima (Latam)
- Santiago (Latam)
Check-in e despacho de bagagem
O check-in e o despacho de bagagem continuarão ocorrendo no check-in internacional, no piso 2 do terminal. O acesso mais próximo será pela porta 5. O embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3.
A Fraport recomenda que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas a respeito de horário para apresentação no check-in e embarque. Também é recomendado que cheguem 2h antes do voo.
Nesta retomada, serão usados os portões 113 ao 124. O desembarque será feito pela área doméstica. Ao descer pelas escadas ou elevador, o passageiro deverá retirar a sua bagagem e seguir para a saída. As três portas do piso 1 estarão em funcionamento. Para pegar um táxi, deve ser usada a porta 3. Para carros de aplicativo e vans de locadoras, a saída mais próxima será pela porta 2.
Os quatro estacionamentos de veículos estarão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo.
O governo federal disponibilizou R$ 426 milhões para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a empresa fizesse os investimentos necessários no tempo exigido.