Aleam aprova projetos do Governo do Estado que aperfeiçoam regras para concursos públicos
Medidas já valem para certame das forças de segurança, com editais já em fase de conclusão pelo Governo
A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) aprovou os Projetos de Lei (PLs) 470 e 471, de autoria do Governo do Amazonas, que, respectivamente, aperfeiçoa a legislação de concursos públicos e que eleva a idade máxima de ingresso na Polícia Militar (PMAM), de 28 para 35 anos.
Outro ganho trazido pelos PLs é a garantia da cota mínima de 10% das vagas do novo concurso da PMAM, em elaboração pelo Estado, para mulheres. A votação dos projetos, que agora seguem para a sanção do governador Wilson Lima, ocorreu na sessão plenária desta quarta-feira (27/10), com aprovação unânime dos parlamentares.
O Governo está finalizando a preparação dos editais do concurso público para as forças de segurança pública, já anunciado pelo governador. As comissões estão em fase de consulta das bancas examinadoras. Esse é um dos concursos mais esperados em décadas no Estado, e que alimenta os sonhos de milhares de pessoas de ingressar nas polícias civil e militar.
O deputado Saullo Vianna, vice-líder do Governo na Casa legislativa, ressaltou, durante os debates na Aleam, a importância da aprovação dos dois PLs, que garante o lançamento do concurso público. Dr. Gomes destacou que a “alteração na idade máxima de ingresso na PM vai atender aqueles que estão há dez anos aguardando o concurso da PM”.
O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Felipe Souza, falou da importância do entendimento e da aprovação dos PLs que permitem o Estado lançar os concursos para as forças de segurança, com oferta de 2,5 mil vagas. A deputada Joana Darc também destacou a importância da aprovação dos PLs, para que o concurso seja lançado o quanto antes.
Amazonas Mais Seguro- O concurso faz parte do programa Amazonas Mais Seguro e garante a contratação de novos servidores para corporações que aguardavam há mais de duas décadas por um certame. Serão abertas 2,5 mil vagas, distribuídas entre cinco órgãos que compõem a estrutura do Governo do Estado.
O concurso público, com salários a partir de R$ 2.600, convocará servidores para a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).