Alerta equivocado de interferência em voo fecha Aeroporto de Congonhas e afeta pousos e decolagens
Caso envolveu um voo da Azul que seguia de Recife para São Paulo. De acordo com o painel da Infraero, pelo menos 24 voos sofreram alterações desde as 20h50 desta sexta-feira (25).
Um alerta equivocado de uma interferência ilícita em um voo da Azul fez com que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo ficasse fechado para pousos e decolagens por uma hora, na noite desta sexta-feira (25). Mais de 20 voos foram afetados.
O voo em questão viajava de Recife para São Paulo. A Polícia Federal (PF) disse que recebeu um alerta de apoderamento ilícito de aeronave às 20h52.
A aeronave pousou no Aeroporto de Congonhas e foi encaminhada para uma pista auxiliar, onde ficou aguardando por orientações. Um grupo de gerenciamento de crise foi acionado. O avião passou por uma inspeção antes de o desembarque ser autorizado.
A Azul informou que todos os procedimentos de segurança foram seguidos pela companhia, instituições e autoridades. Após a confirmação da normalidade no voo, passageiros e tripulantes desembarcaram em segurança.
Segundo a Infraero, o aeroporto ficou fechado entre 20h49 e 21h49. De acordo com o painel da Infraero, desde o fechamento, 24 voos tiveram alterações, como cancelamentos e atrasos.
Conforme o painel da Infraero, dois voos que pousariam em Congonhas foram alternados para outros aeroportos. Outros 13 tiveram o pouso cancelado.
Além disso, sete decolagens foram canceladas, enquanto duas sofreram atraso.
ARQUIVO: Foto do Aeroporto de Congonhas em 14 de agosto — Foto: Beatriz Backes/TV Globo
O que dizem as companhias aéreas e a Infraero?
- Infraero
"O aeroporto de Congonhas teve suas operações suspensas às 20h49, durante aproximação do voo Azul 4277, originário de Recife (SBRF).
A torre de controle do aeroporto recebeu mensagem equivocada da cabine da aeronave, com código que trata de apoderamento ilícito. Diante dessa situação, após o pouso, a aeronave foi direcionada para posição de intervenção, conforme protocolo estabelecido no Programa de Segurança, e as operações foram suspensas.
Em seguida, a Polícia Federal iniciou os procedimentos de segurança e constatou que não se tratava de apoderamento ilícito. Ou seja, apenas o código foi enviado de forma equivocada.
As operações foram retomadas às 21h49."
- Azul
"A Azul informa que o voo AD 4277 que saiu de Recife com destino ao Aeroporto de Congonhas em São Paulo apresentou uma suspeita de interferência ilícita. Os procedimentos para essa situação foram seguidos pela companhia, por todas as instituições e autoridades envolvidas. Após a confirmação da normalidade, a aeronave seguiu para a posição de parada final. Os Clientes e Tripulantes desembarcaram em total segurança."
- Latam
"A LATAM informa que precisou alternar alguns pousos e cancelar voos por suspensão temporária de todas as operações no Aeroporto de Congonhas (São Paulo) na noite desta sexta-feira (25/8). Apesar do fato totalmente alheio ao seu controle, a LATAM está oferecendo toda a assistência necessária aos seus clientes afetados por estas alterações."
O g1 entrou em contato com a Gol e aguarda retorno.
Fonte: G1