Amazonas confirma primeiro caso de varíola dos macacos

O paciente estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde em Manaus. Segundo a SES, entre os sintomas ele apresenta erupção cutânea sugestivas de monkeypox.

Amazonas confirma primeiro caso de varíola dos macacos
Casos da varíola dos macacos foram identificados em 75 países, inclusive no Brasil — Foto: Getty Images

O primeiro caso de varíola dos macacos no Amazonas foi confirmado, nesta quarta-feira (27), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES). O paciente é um homem, com idade entre 20 e 30 anos, que mora em Manaus e esteve em Portugal.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu a notificação de caso suspeito no dia 21 de julho.

Conforme a SES, no dia 7 de julho, o paciente apresentou sintomas como febre, aumento dos linfonodos do pescoço, dor de cabeça, sensação de fraqueza e falta de energia, dor muscular e, posteriormente, erupção cutânea sugestivas de monkeypox.

O paciente estava em Portugal e procurou atendimento no serviço de saúde local, recebendo medicação de acordo com as queixas.

Ainda conforme a SES, por não ter apresentado melhora, o homem, ao chegar a Manaus, compareceu à Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde, após avaliação de equipe médica, foi notificado como suspeita de monkeypox.

A amostra do paciente foi submetida a exames realizados pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), que recebeu o material encaminhado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Por protocolo nacional, uma segunda amostra foi encaminhada ao Lacen da Fundação Ezequiel Dias (Lacen/Funed), em Minas Gerais, e a FVS-RCP aguarda resultado do exame desta segunda amostra.

Isolamento

O paciente está estável, se recuperando em domicílio e em isolamento. A investigação domiciliar acerca do caso segue, pelo CIEVS Manaus, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

Fonte: G1