Anac autoriza retirada de aviões do Aeroporto de Porto Alegre e Ministro diz que não há previsão de reabrir aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Ministro à CNN durante o Fórum Esfera, que reúne políticos e empresários em Guarujá, no litoral paulista. Agência afirma decisão como “caráter excepcional”; ação não libera voos comerciais com passageiros
Com a inundação, não é possível visualizar a pista do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS)Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 25.mai.2024
No Fórum Esfera, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, abordou a situação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Em suas declarações, ele destacou que no momento certo o governo federal irá se pronunciar sobre quando o aeroporto vai voltar a funcionar.
“Na hora certa, o ministério vai falar objetivamente e oficialmente sobre o aeroporto Salgado Filho. O que temos são declarações de A e B que de fato não condizem com a realidade dos prazos”, afirmou o ministro à CNN durante o Fórum Esfera, que reúne políticos e empresários em Guarujá, no litoral paulista.
Silvio Costa Filho informou que na última sexta-feira houve a limpeza no terminal do aeroporto e que estão sendo realizados diagnósticos para avaliar os danos. “Estamos fazendo todo diagnóstico do aeroporto para saber o que foi danificado ou não”, explicou.
Ele também deixou claro que ainda não há um prazo oficial estabelecido pelo governo federal para a reabertura do aeroporto. “Não há ainda algum prazo, oficialmente, pelo governo federal em relação à abertura do aeroporto. É um desejo de todos nós reabrir o quanto antes”, disse.
Sobre alternativas para a aviação na região, o ministro mencionou a possibilidade de expandir as operações na base aérea de Canoas.
Além disso, Silvio Costa Filho destacou que há um esforço para ampliar a aviação em outras cidades da região. “Temos mais 6 aeroportos na região que estamos ampliando a aviação nessas cidades”, concluiu.
Questionada a concessionária Fraport, empresa responsável por administrar o local, disse que a entrega em dezembro uma possibilidade, desde que as intervenções na pista não tragam a necessidade de uma reconstrução total, e seja possível ter todos os equipamentos do aeroporto disponíveis para início da operação.
No início da semana, a Fraport disse que o aeroporto poderia ser reaberto em dezembro de 2024.
Os aviões que ficaram retidos no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado desde o início de maio, começaram a ser retirados do terminal neste sábado (08).
A operação, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil em “caráter excepcional”, prevê a retirada de 9 de 47 aviões que ficaram retidos pelo alagamento do aeroporto.
O complexo teve suas atividades suspensas desde o dia 3 de maio. O translado de aeronaves em caráter excepcional não libera voos comerciais com passageiros.
A autorização só foi deliberada após a adoção de procedimentos de segurança por parte dos operadores aéreos e a administração do complexo.
Para que a retirada aconteça, é necessária a adesão de um termo de responsabilidade por parte das empresas e indivíduos responsáveis pelas aeronaves, além de ser exigida uma avaliação de risco por parte de cada operador aéreo para uma autorização especial de voo.
A retirada dos aviões deve acontecer em horários pré-definidos pela concessionária em conjunto com o serviço de tráfego aéreo.
Na manhã da última segunda-feira (03), uma comitiva composta pela CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal e pelo ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, entrou no aeroporto para verificar a situação e contabilizar os estragos.
Fonte: CNN