Anitta se apresentou ou não no VMA?
Na noite deste domingo (12), o Twitter Brasil e Instagram ficaram em alvoroço no aguardo da apresentação de Anitta no Video Music Awards, o VMA, premiação antológica que elege os melhores dos videoclipes desde 1984 e é exibida no horário nobre da MTV dos Estados Unidos. Durante a semana, a cantora brasileira tratou de divulgar amplamente sua participação no icônico programa, um feito absurdo até para quem já "chegou lá". Mesmo menos prestigiado do que nos tempos áureos do canal, o evento ainda reúne os grandes nomes da música internacional e ver nossa "Girl from Rio" brilhar no horário nobre da televisão gringa seria o sonho.
O problema é que, VMA no ar, MTV brasileira exibindo tudo ao vivo com tradução simultânea, e nada da nossa Larissa. No fim, a performance foi exibida durante os intervalos comerciais americanos e, mesmo tendo sido amplamente divulgada por aqui, com post até da MTV Brasil, ela simplesmente não aconteceu - pelo menos para nós.
No Twitter, depois que a própria MTV americana publicou a performance, assinada e patrocinada pela rede de fast food Burger King, pré-gravada em estúdio e não nos palcos "oficiais" da premiação, e com pompa de videoclipe, muitos fãs e leitores questionaram se de fato Anitta se apresentou no VMA ou tratava-se de "propaganda enganosa", uma publicidade.
Para entender isso, é preciso também entender um pouco da cultura tradicional dessas premiações e grandes eventos da TV americana. Seja no VMA, seja no Superbowl ou qualquer outro do gênero, é muito comum as emissoras venderem seus eventos para marcas gigantes, como o Burger King, que podem aproveitar uma fatia dos intervalos comerciais, que custam milhões e milhões de dólares. Neste caso, o BK, assim como já aconteceu no Grammy anterior, patrocinou performances "off evento", ou seja, em vez de ficar anunciando apenas promoção de sanduíche - embora isso também tenha rolado -, eles trataram de arrumar um jeito de entrar na programação do VMA e apresentar artistas, a nossa Larissa Machado aí inclusa.
O problema maior é que a MTV Brasil não recebeu o "pix" do Burger King, que não está patrocinando a mesma ação por aqui. Como a MTV americana tem seus próprios patrocinadores, ficou muito claro por que Anitta não teve sua performance exibida no Brasil.
Voltando à pergunta: Anitta se apresentou no VMA? Sim! Mas como atração dos intervalos patrocinados pela Burger King. Trata-se sim de uma ação de marketing, mas sem tirar os méritos da cantora que ganhou até o próprio sanduíche no fast food americano - as redes de lojas agora oferecem a edição limitada do The Larissa Machado, um sanduíche vegano temático. E isso é um feito enorme, à parte da própria carreira meteórica de Anitta. Ela tem talento, canta bem e é a artista brasileira que mais tem atravessado fronteiras. Fim, não há espaço pra muitos questionamentos nisso.
Mas, tendo dito tudo isso acima, valeria também um pouco mais de sinceridade por parte da Anitta e também das próprias MTVs, nacional e internacional, especialmente sabendo do tamanho do fã-clube da cantora no Brasil. Esse tema, o "fandom", foi falado até durante as entrevistas do pré-show do VMA com a própria Anitta. Contar que a apresentação se limitaria a um clipe nos intervalos comerciais seria o mais justo. Assim como os leitores, a imprensa também foi pega de surpresa - como tem sido frequente pra ações de marketing disfarçadas de notícia. Não foi o caso aqui, mas apenas abrir um pouco do jogo já evitaria ânimos realçados no Twitter e a sensação de que "fomos enganados".
Procurada por Quem, a assessoria de Anitta respondeu o seguinte: "Anitta foi convidada pela MTV americana para fazer uma performance especial com o maior patrocinador do VMAs. A mesma ocorreu durante o intervalo da premiação."
Já a MTV Brasil ainda não respondeu nossas solicitações, mas postou um trecho da performance em seu Instagram, apagando toda e qualquer menção a Burger King, assumindo agora que a performance ficou limitada aos comerciais dos EUA.
Assista aqui:
Anitta’s Special Performance of “Girl From Rio” | 2021 Video Music Awards | MTV
Fonte: Quem/Globo