Após perder roda, Airbus A319 desvia em emergência para o Aeroporto de Guarulhos; assista ao pouso

Após perder roda, Airbus A319 desvia em emergência para o Aeroporto de Guarulhos; assista ao pouso
O A319 pousando em Guarulhos, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Os pilotos de um Airbus A319 precisaram realizar um desvio para o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), neste início de tarde de terça-feira, 6 de fevereiro, após a perda de uma das rodas do avião. O áudio e o vídeo apresentados nesta matéria permitem acompanhar como tudo ocorreu.

A ocorrência se deu com o voo LA-3923, da LATAM Brasil, feito com o A319 de matrícula PT-TMO, que partiu às 12h20 do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), e pousaria no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Porém, dado o problema com o trem de pouso, os pilotos optaram por desviar para Guarulhos, aeroporto com pistas maiores do que as de Congonhas.

Inicialmente, foi necessário realizar uma passagem baixa sobre a pista 10L de Guarulhos, para uma verificação visual da condição do trem de pouso, como é possível conferir no áudio a seguir, com as comunicações entre o piloto e a controladora de tráfego aéreo:

Conforme as mensagens do áudio acima, após a passagem, a controladora da Torre de Guarulhos informou que aparentemente o trem de pouso de nariz estava corretamente baixado. O piloto então respondeu que a verificação era para o trem de pouso principal.

Em seguida, a controladora informou que o trem principal também pareciam estar corretamente baixados, ao que o piloto respondeu que a verificação era sobre uma perda de roda que teria ocorrido na decolagem. Ela então disse que não tinha sido possível visualizar corretamente as rodas, e que solicitaria a confirmação com o pessoal que estava em um veículo de apoio próximo à pista.

Nos minutos subsequentes, os pilotos posicionaram o Airbus A319 para uma nova aproximação para o pouso. As equipes de emergência do aeroporto posicionaram seus veículos nos arredores da pista, como medida preventiva padrão devido à situação de emergência, sob declaração de “PAN PAN” do piloto, que significa a necessidade de atenção e prioridade, mas sem risco iminente à segurança da aeronave ou das pessoas a bordo.

As imagens a seguir, do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, permitem assistir tanto ao momento em que a aeronave fez a passagem sobre a pista, a partir das 13h07 (observe a hora no canto inferior esquerdo para buscar o horário), quanto ao momento em que pousou pela pista 10L do Aeroporto de Guarulhos, a partir das 13h18. No pouso, nota-se claramente a falta da roda interna do trem de pouso principal esquerdo:

Apesar do problema com o trem de pouso, a aterrissagem foi completada em segurança e os pilotos taxiaram o avião normalmente até o pátio, com acompanhamento dos veículos de emergência, também como medido padrão para situações como esta.

Fonte: Aeroin