Dia da Amazônia. A beleza de nossa região é destaque no trabalho de Rafael Estrela
Criador do @caburedaamazonia, Estrela faz registros fotográficos de cenas do cotidiano na Amazônia
No dia 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo e rica em biodiversidade. A data é uma oportunidade de conhecer mais sobre este bioma e conscientizar as pessoas sobre sua importância para o mundo — sobretudo a importância da preservação desta grande unidade.
Rafael Estrela, trabalha há muito tempo com turismo regional e também dedica seu tempo aos registros fotográficos de cenas de seu cotidiano na selva, nos rios e nas comunidades por onde passa.
"É um prazer poder não só registrar como presenciar essas cenas impressionantes. A nossa região é muito rica e valiosa. Disse Rafael".
Perguntado sobre o que pensa em relação aos últimos noticiários sobre queimadas e desmatamento na Amazônia, Rafael disse que é doloroso imaginar que o ser humano é capaz de destruir um ecossistema importante para o todo o mundo.
"Precisamos cultivar a esperança de que o homem um dia vai conseguir se reconctar com a natureza". Disse Estrela.
Fotografia: Rafael Estrela - Árvore Sumaúma no Janauacá
Fotografia: Rafael Estrela - Casa ribeirinha
O Dia da Amazônia foi estabelecido pela Lei nº 11.621, em 19 de dezembro de 2007. O dia 5 de setembro foi escolhido porque, nesse mesmo dia em 1850, Dom Pedro II decretou a inauguração da Província do Amazonas, onde hoje é o atual estado do Amazonas. A Amazônia se estende por nove países, mas cerca 69% de seu território se encontra em terras brasileiras.
Por isto, neste dia, diversas ações se concentram em chamar a atenção da população para o crescente desmatamento e queimadas na Amazônia, em decorrência da exploração de seus recursos naturais, o que tem causado profundos danos a este bioma de valor inestimável.
Você confere o trabalho completo do Rafael Estrela na sua página do Instagram @caburedaamazonia