Avião Cessna Grand Caravan com 12 pessoas cai e explode em Rio Branco, no Acre
De acordo com informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), o acidente aconteceu por volta das 6h30, e viaturas do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu) foram enviadas ao local.
Aeronave de pequeno porte caiu próximo ao aeroporto de Rio Branco — Foto: Cedida
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre
Um avião de pequeno porte caiu próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, neste domingo (29). De acordo com informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom), o acidente aconteceu por volta das 6h30. O avião, pertencente à ART Táxi Aéreo, tinha como destino o município de Envira, no Amazonas. Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel em Urgência (Samu) foram enviadas ao local. Há confirmação de 12 mortos.
Aeronave de pequeno porte caiu próximo ao aeroporto de Rio Branco — Foto: Cedida
Conforme a capitã Francisca Fragoso, a aeronave explodiu, o que diminui a chance de sobreviventes. Ainda conforme a militar, a aeronave caiu em um local de difícil acesso, o que dificulta o empenho de viaturas.
"Como não há possibilidade de alcançar por viatura, o controle do incêndio fica um pouco mais delicado, em razão de utilizar apenas extintores. [A queda] foi no sentido que vai para a BR-364. O avião tem autonomia para 9 passageiros e dois pilotos, comandante e copiloto. A última informação, é que havia dois pilotos e nove passageiros, mas ainda não há certeza", informou a capitã.
De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles da Silva Santos, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado.
"Por conta dessa explosão, vai ser impossível identificar vítimas agora. O Cenipa já foi acionado. Estamos primeiro apagando o incêndio", explicou.
O governo do Acre se pronunciou oficialmente expressando solidariedade às famílias das vítimas e reforçando o compromisso de manter uma estrutura de segurança e saúde no local para garantir o resgate dos corpos e prevenir a propagação de novos incêndios decorrentes do acidente.
A Força Aérea Brasileira confirmou o acionamento recebido pelo Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM).
As causas do acidente permanecem sob investigação pelas agências competentes.
Lista de tripulantes e passageiros - Foto: Reprodução
Fonte: G1 e CNN