Avião da Azul decola pouco antes do fim da pista no Aeroporto de Congonhas; companhia abre apuração interna

Decolagem ocorreu na tarde de segunda-feira (27). Empresa aérea afirmou que o voo seguiu para o Rio de Janeiro sem problema, mas irá investigar o ocorrido.

Avião da Azul decola pouco antes do fim da pista no Aeroporto de Congonhas; companhia abre apuração interna
Imagem: Golf Oscar Romeo

Um avião Embraer da Azul decolou nos últimos instantes do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira.

O jato E195-E1 de matrícula PR-AXX decolava de Congonhas para o Santos Dumont, no voo AD2610 na Ponte Aérea, mas a aeronave demorou a sair do chão.

As rodas do trem de pouso principal saíram do chão pouco antes da marcação numérica da cabeceira 17 direita, que fica próxima à Avenida Washington Luís.

Com isso o jato fez um sobrevoo bem baixo sobre o EMAS – Engineered Materials Arrestor System, que em português significa sistema de desaceleração com materiais projetados, que é uma espécie de concreto que permite que as rodas da aeronave fiquem atoladas e o avião seja desacelerado com segurança, antes de sair do perímetro.

Apesar da decolagem no final da pista, o avião subiu normalmente e prosseguiu o voo até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O momento da decolagem em Congonhas foi captado na câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo:

Fonte: Aeroin