Avião da Gol evita colisão com aeronave da Latam no Aeroporto de Congonhas
Imagens de sistemas privados de navegação aeronáutica registraram o momento de aproximação das duas aeronaves, por volta das 9h54, nesta segunda-feira (18).
Um avião da Gol que se aproximava do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, precisou arremeter na manhã desta segunda-feira (18) para evitar a colisão com outra aeronave da Latam que estava na pista e se preparava para levantar voo.
Imagens registradas por sistemas privados de navegação aeronáutica registraram o momento de aproximação das duas aeronaves, por volta das 9h54.
A arremetida é um procedimento normal e seguro na aviação. (Entenda o que é a arremetida na aviação e por que ela é segura).
Os voos envolvidos no incidente são os LA3610, da Latam, e o G1209, da Gol, que vinha de Porto Alegre.
A responsabilidade sobre os pousos e decolagens em Congonhas é do controle de tráfego aéreo --a cargo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado à Aeronáutica. É o controlador que autoriza cada aeronave a pousar ou decolar, e monitora a aproximação de aviões no entorno do aeroporto.
Avião arremete e evita colisão no Aeroporto de Congonhas — Foto: Arte/g1
O que diz a Gol
Por meio de nota, a GOL confirmou que o voo 1209 "efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem em São Paulo devido à presença de aeronave de uma companhia congênere na pista" e disse que "todo o procedimento seguiu os mais rígidos protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia".
Segundo a empresa, "depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 10h05, hora local".
O que diz a Latam
Já a Latam disse, por meio de nota, que "não registrou nenhuma irregularidade na sua operação no voo LA3610 (São Paulo-Congonhas / São José do Rio Preto) e em nenhum outro voo nesta segunda-feira (18)."
Sistemas privados de navegação registraram o momento de encontro das duas aeronaves na manhã desta segunda0feira (18), no Aeroporto de Congonhas. — Foto: Reprodução
Fonte: G1