Avião da Voepass cruzou zona crítica por 8 m e perdeu 103 km/h, dizem dados

Avião da Voepass cruzou zona crítica por 8 m e perdeu 103 km/h, dizem dados
Imagem combinada de dados foi produzida para entender condições enfrentadas por voo que caiu em Vinhedo Imagem: Reprodução/Lapis/Ufal

Imagens combinadas de satélite e radar meteorológico, associadas à rota feita pelo avião da Voepass que caiu na sexta-feira (9), mostram que o ATR 72 sobrevoou uma área crítica por oito minutos e 42 segundos, período em que reduziu sua velocidade e mostram que o ATR 72 sobrevoou uma área crítica por oito minutos e 42 segundos, período em que reduziu sua velocidade e enfrentou nuvens carregadas até - 40 °C. 

Usando as coordenadas geográficas e as informações do clima, ele fez reconstituição, minuto a minuto, das condições enfrentadas na rota do voo."Ele passou esses quase 10 minutos sob uma condição mais úmida e gelada", diz.Segundo os dados, o avião entrou no trecho crítico às 13:10:40 e saiu dessa fase às 13:19:18.

Nesse período crítico, o topo das nuvens da área marcaram uma temperatura mínima de - 40 °C."Essa reconstituição confirma que ele cruzou área com gelo pouco antes de cair", afirmaBarbosa diz que essa temperatura não chega a ser o maior problema, visto que há trechos que podem ter médias ainda menores.

O que é destaque é que, quando o avião sai desse trecho, a atmosfera já está bem diferente: a temperatura está - 16 °C, e o avião começa logo a queda. Foi uma região de grande contraste de temperatura e umidade em um intervalo de tempo relativamente curto.No caso do voo da Voepass, não há ainda qualquer conclusão, e as causas da queda estão sendo investigadas pelo Cenipa .

Por: Head Topics