Avião decola 'baixo demais' e 'carrega' antena de pista de terminal mais importante da Colômbia; vídeo

Aeronáutica Civil colombiana envia funcionários para avaliar magnitude dos danos a sistema de pouso por instrumentos em El Dorado

Avião decola 'baixo demais' e 'carrega' antena de pista de terminal mais importante da Colômbia; vídeo
Foto: Reprodução

Aeronave carrega antena durante decolagem na ColômbiaAeronave carrega antena durante decolagem na Colômbia — Foto: Reprodução

Um avião da Aerosucre decolou "baixo demais" e colidiu com uma antena em uma das pistas do aeroporto El Dorado, em Bogotá. Devido à colisão, a Aeronáutica Civil da Colômbia enviou funcionários para avaliar a magnitude dos danos no terminal aéreo mais importante do país.

A aeronave cargueira, um Boeing 727-200, estava programada para decolar às 16h21, em 10 de novembro, da pista norte. O destino era a cidade de Valência, na Venezuela.

Segundo reportagem da Aerocivil, logo na hora da decolagem, a aeronave colidiu com a antena. Em um vídeo de uma câmera de segurança, pode-se ver que, às 16h41, o trem de pouso carregou a estrutura.

O avião, matrícula HK-5216, ganhou altitude, mas teve que retornar ao aeroporto para verificar os danos. Conforme registrado nos radares, ele circulou sobre municípios do entorno da capital, como Tocancipá, Zipaquirá e Sesquilé.

“Ele consumiu combustível no ar e pousou sem notícias adicionais na pista sul do mesmo aeroporto às 17h42, apresentando diversos danos no trem de pouso e na asa esquerda”, disse a Aerocivil.

A estrutura afetada é uma das antenas do Localizador do Sistema de Pouso por Instrumentos na pista norte — elemento é importante para operações aéreas.

“Uma equipe técnica da Aeronáutica Civil está avaliando a magnitude dos danos causados ​​ao Sistema de Aterrissagem por Instrumentos (ILS) e o seu possível impacto nas operações aeroportuárias”, acrescentou a autoridade colombiana.

A Direção Técnica de Investigação de Acidentes assumiu os procedimentos correspondentes ao que foi classificado como um “incidente grave”.

“O planejamento da companhia aérea está sendo investigado, com o objetivo de identificar as causas e formular recomendações que contribuam para a prevenção de futuros incidentes”, disse.

@OGlobo