Avião E-190 da Embraer é abatido e cai no Cazaquistão

Avião E-190 da Embraer é abatido e cai no Cazaquistão
Embraer ERJ-190AR (Foto Wikimedia Commons)

O voo internacional de Baku para Grozny operado pela companhia aérea Azerbaijan Airlines com um Embraer E-190 matricula 4K-AZ65 caiu no Cazaquistão. O avião partiu de Baku às 07h55, hora local. De acordo com o Flightradar24 a aeronave foi “exposta a forte interferência de GPS” enquanto voava perto de Grozny.

O avião voava a cerca de 30.000 pés acima de Makhachkala, na Rússia, quando desapareceu do radar às 08h25, hora local.  A tripulação declarou mayday emitindo um sinal 7700 no seu transponder às 9h35, hora local, reportando falha no sistema de controle. Em seguida, às 09h49, os pilotos informaram pouso de emergência em Aktau.

O avião reapareceu no radar às 10h07, sobrevoando o Mar Cáspio em direção a Aktau, significativamente fora da sua rota de voo normal. As 10h28, o avião atingiu o solo. O acidente foi registado em vídeo, que mostrou que o trem de pouso foi acionado quando o avião atingiu o solo. O avião caiu no solo num ângulo acentuado, com a asa direita batendo primeiro no solo. Em seguida caiu, explodiu e partiu-se em duas partes. Pelo menos 29 pessoas foram hospitalizadas após o acidente, juntamente com 35 mortes confirmadas.

Imagens de vídeos mostram a cauda da aeronave perfurada por tiros. Aparentemente perderam o sistema de controle de arfagem.

Fonte: Aeroflap