Black Friday 2021: como verificar se uma loja online é confiável
Procedimentos ajudam a testar confiabilidade de lojas na Black Friday 2021; confira
É importante verificar se uma loja online é confiável antes de comprar na Black Friday 2021. O evento de promoções, que este ano acontece em 26 de novembro, costuma trazer bons preços, mas também é usado por criminosos para aplicar fraudes e golpes no e-commerce.
Para checar se uma loja online é procedente, o consumidor pode recorrer a vários meios digitais, como consultar o CNPJ na Receita Federal, verificar a reputação do estabelecimento no Consumidor.gov.br, descobrir a confiabilidade da URL e checar se a loja está presente em uma lista de empresas fraudulentas do Procon-SP. Confira, a seguir, como verificar se uma loja online é confiável antes de comprar na Black Friday 2021.
1. Consultando o CNPJ da loja na Receita Federal
Qualquer pessoa pode consultar um CNPJ no site da Receita Federal para verificar se a empresa existe e qual sua situação cadastral, ou seja, validar se aquela pessoa jurídica está ativa e regularizada. Essa conferência é útil especialmente nos casos em que o consumidor está prestes a comprar algum produto em uma loja que não conhece ou em algum estabelecimento de menor porte, assim como serve para garantir que uma loja virtual de outra cidade ou estado é procedente.
Site da Receita Federal mostra quadro com dados do CNPJ — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Para obter mais informações da empresa, clique em “Serviços” e vá em “Dados da Pessoa Jurídica — um quadro com todas as informações da empresa será exibido na hora. Caso queira um documento oficial, acesse novamente o menu “Serviços” e clique em “Comprovante de Situação Cadastral”. Então, preencha o reCAPTCHA e clique em “Consultar". O documento será exibido na íntegra para que você possa baixar ou imprimir.
Consumidor pode consultar certificado de Pessoa Jurídica no site da Receita Federal — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
2. Verificando a reputação da loja no Consumidor.gov.br
O site Consumidor.gov.br é uma plataforma gratuita do Governo Federal para mediar conflitos entre empresas e clientes, sem que haja qualquer intermediário. O serviço funciona de forma semelhante ao Reclame Aqui, porém é monitorado pelo Procon e por outros órgãos de defesa do consumidor, o que dá mais respaldo para a checagem das informações.
Para o consumidor que está fazendo compras na Black Friday, o Consumidor.gov.br é útil para pesquisar a reputação da empresa em questão. Com base nas elucidações dos problemas cadastrados no serviço, o site exibe o índice de solução de problemas, o nível de satisfação com o atendimento, o total de reclamações respondidas e o prazo médio de resposta.
Consumidor.gov.br permite comparar a reputação de empresas — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak
Com esses dados em mãos, o consumidor pode entender melhor o nível de comprometimento com o cliente oferecido por aquele estabelecimento e avaliar se vale a pena ou não comprar o produto. Além disso, o próprio cadastro da empresa na plataforma indica a validade da companhia, uma vez que a inclusão na plataforma é feita de forma voluntária pela própria loja.
3. Verificando a confiabilidade da URL com o Posso Confiar
O site Posso Confiar permite consultar se um endereço eletrônico é seguro, oferece riscos de phishing ou é uma página falsa, por exemplo. A plataforma foi criada pela Axur, empresa de monitoramento e reação a fraudes digitais, especialmente para a Black Friday do ano passado, mas segue em pleno funcionamento na edição 2021, podendo analisar mais de um milhão de páginas cadastradas em seu banco de dados.
Site Posso Confiar atesta se site é confiável na Black Friday 2021 — Foto: Reprodução/TechTudo
Para fazer uma consulta, basta acessar o site (possoconfiar.com.br) e digitar a URL suspeita no campo principal. Então, a plataforma indicará se o usuário pode confiar naquela loja, se há indícios de que a página é fraudulenta, ou ainda se o resultado é incerto — neste último caso, o link será submetido a uma análise mais profunda pela equipe do site, e o resultado será enviado para o e-mail do usuário.
4. Consultando a Lista do Procon-SP
O Procon-SP mantém um site que exibe uma lista de lojas online que devem ser evitadas na Black Friday por estarem relacionadas a casos de fraudes nas vendas. O serviço, denominado “Evite esses sites”, exibe a razão social da loja, a URL do e-commerce, o CNPJ da empresa, a data de inclusão na lista e a situação da loja — se está no ar ou se já foi removida.
Em 2021, mais de 90 e-commerces de diferentes segmentos constam da relação, como comércios de eletrônicos, móveis, livros, objetos de decoração, roupas e cosméticos. A lista reúne empresas que receberam reclamações de usuários diretamente no Procon-SP, foram notificadas dos problemas, mas não responderam ou não foram encontradas para solucionar os casos.
Procon-SP mostra empresas que os consumidores devem evitar na Black Friday — Foto: Reprodução/Procon-SP
Para encontrar a lista, basta acessar a página “Evite esses sites” (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Vale destacar que a plataforma só exibe empresas alocadas em São Paulo, mas que podem prometer vendas para todo o Brasil. Por isso, vale checar se a loja na qual você está pensando em fazer uma compra na Black Friday está presente na lista.
Fonte: Techtudo