Black Friday 2021: como verificar se uma loja online é confiável
Procedimentos ajudam a testar confiabilidade de lojas na Black Friday 2021; confira

É importante verificar se uma loja online é confiável antes de comprar na Black Friday 2021. O evento de promoções, que este ano acontece em 26 de novembro, costuma trazer bons preços, mas também é usado por criminosos para aplicar fraudes e golpes no e-commerce.
Para checar se uma loja online é procedente, o consumidor pode recorrer a vários meios digitais, como consultar o CNPJ na Receita Federal, verificar a reputação do estabelecimento no Consumidor.gov.br, descobrir a confiabilidade da URL e checar se a loja está presente em uma lista de empresas fraudulentas do Procon-SP. Confira, a seguir, como verificar se uma loja online é confiável antes de comprar na Black Friday 2021.
1. Consultando o CNPJ da loja na Receita Federal
Qualquer pessoa pode consultar um CNPJ no site da Receita Federal para verificar se a empresa existe e qual sua situação cadastral, ou seja, validar se aquela pessoa jurídica está ativa e regularizada. Essa conferência é útil especialmente nos casos em que o consumidor está prestes a comprar algum produto em uma loja que não conhece ou em algum estabelecimento de menor porte, assim como serve para garantir que uma loja virtual de outra cidade ou estado é procedente.
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Site da Receita Federal mostra quadro com dados do CNPJ — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
Para obter mais informações da empresa, clique em “Serviços” e vá em “Dados da Pessoa Jurídica — um quadro com todas as informações da empresa será exibido na hora. Caso queira um documento oficial, acesse novamente o menu “Serviços” e clique em “Comprovante de Situação Cadastral”. Então, preencha o reCAPTCHA e clique em “Consultar". O documento será exibido na íntegra para que você possa baixar ou imprimir.
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Consumidor pode consultar certificado de Pessoa Jurídica no site da Receita Federal — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes
2. Verificando a reputação da loja no Consumidor.gov.br
O site Consumidor.gov.br é uma plataforma gratuita do Governo Federal para mediar conflitos entre empresas e clientes, sem que haja qualquer intermediário. O serviço funciona de forma semelhante ao Reclame Aqui, porém é monitorado pelo Procon e por outros órgãos de defesa do consumidor, o que dá mais respaldo para a checagem das informações.
Para o consumidor que está fazendo compras na Black Friday, o Consumidor.gov.br é útil para pesquisar a reputação da empresa em questão. Com base nas elucidações dos problemas cadastrados no serviço, o site exibe o índice de solução de problemas, o nível de satisfação com o atendimento, o total de reclamações respondidas e o prazo médio de resposta.
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Consumidor.gov.br permite comparar a reputação de empresas — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak
Com esses dados em mãos, o consumidor pode entender melhor o nível de comprometimento com o cliente oferecido por aquele estabelecimento e avaliar se vale a pena ou não comprar o produto. Além disso, o próprio cadastro da empresa na plataforma indica a validade da companhia, uma vez que a inclusão na plataforma é feita de forma voluntária pela própria loja.
3. Verificando a confiabilidade da URL com o Posso Confiar
O site Posso Confiar permite consultar se um endereço eletrônico é seguro, oferece riscos de phishing ou é uma página falsa, por exemplo. A plataforma foi criada pela Axur, empresa de monitoramento e reação a fraudes digitais, especialmente para a Black Friday do ano passado, mas segue em pleno funcionamento na edição 2021, podendo analisar mais de um milhão de páginas cadastradas em seu banco de dados.
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Site Posso Confiar atesta se site é confiável na Black Friday 2021 — Foto: Reprodução/TechTudo
Para fazer uma consulta, basta acessar o site (possoconfiar.com.br) e digitar a URL suspeita no campo principal. Então, a plataforma indicará se o usuário pode confiar naquela loja, se há indícios de que a página é fraudulenta, ou ainda se o resultado é incerto — neste último caso, o link será submetido a uma análise mais profunda pela equipe do site, e o resultado será enviado para o e-mail do usuário.
4. Consultando a Lista do Procon-SP
O Procon-SP mantém um site que exibe uma lista de lojas online que devem ser evitadas na Black Friday por estarem relacionadas a casos de fraudes nas vendas. O serviço, denominado “Evite esses sites”, exibe a razão social da loja, a URL do e-commerce, o CNPJ da empresa, a data de inclusão na lista e a situação da loja — se está no ar ou se já foi removida.
Em 2021, mais de 90 e-commerces de diferentes segmentos constam da relação, como comércios de eletrônicos, móveis, livros, objetos de decoração, roupas e cosméticos. A lista reúne empresas que receberam reclamações de usuários diretamente no Procon-SP, foram notificadas dos problemas, mas não responderam ou não foram encontradas para solucionar os casos.
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Procon-SP mostra empresas que os consumidores devem evitar na Black Friday — Foto: Reprodução/Procon-SP
Para encontrar a lista, basta acessar a página “Evite esses sites” (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php). Vale destacar que a plataforma só exibe empresas alocadas em São Paulo, mas que podem prometer vendas para todo o Brasil. Por isso, vale checar se a loja na qual você está pensando em fazer uma compra na Black Friday está presente na lista.
Fonte: Techtudo