Boilevard estará na próxima quarta (05/06) em escola do bairro Gilberto Mestrinho, na Zona Leste

Os alunos do Centro Integrado Municipal de Educação (CIME) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, localizado no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste de Manaus, vão receber a visita nesta quarta-feira (05/06), de mais uma edição do projeto “Boilevard aonde o povo está”.

Boilevard estará na próxima quarta (05/06) em escola do bairro Gilberto Mestrinho, na Zona Leste
Divulgação

A apresentação, em ritmo de ensaio itinerante, acontecerá de 11h às 11h50 e tem, como objetivo, resgatar a cultura popular proporcionando a comunidade escolar o conhecimento e o resgate do folclore do boi-bumbá no município de Manaus. 

A associação folclórica vai se apresentar com todos os seus componentes, incluindo Cunhã-Poranga; Rainha da Floresta; Pajé; Sinhazinha da Fazenda; Catirina, Pai Francisco e Gazumbá; a Ritmada com os componentes sob o comando do Mestre Iron Maciel; um grupo de dança coordenador pelo Professor Michel e, claro, o próprio Boilevard.

O projeto “Boilevard aonde o povo está” tem a finalidade de levar o boi-bumbá para vários locais da capital amazonense, mantendo viva a chama dessa importante brincadeira popular. 

Após a apresentação no CIME Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, o Boilevard voltará a se apresentar em data e horário a ser divulgada posteriormente pela organização.  

A apoteose do período bovino do Boilevard acontecerá dia 23 de junho, no Boulevard Álvaro Maia, com o Grande Arraial do Boilevard, com danças folclóricas (cirandas e quadrilhas), um boi-bumbá convidado de Manaus; forró pé de serra, e o levantador de toadas David Assayag. 

No último dia 18 de maio, um sábado, o Boilevard realizou seu ensaio no local conhecido como “balsa amarela”, na avenida Manaus Moderna, onde, na oportunidade, foi gravado o video oficial que vai para as redes sociais da associação folclórica do Boulevard Álvaro Maia.

Em consonância

A Base Nacional Comum Curricular ( BNCC) é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. E dentro das Competências Gerais da BNCC há o Repertório Cultural, um termo utilizado para descrever o conjunto de conhecimentos, experiências, referências e habilidades que uma pessoa adquire ao longo da vida, por meio de sua interação com diferentes formas de expressão artística, literária, musical, cinematográfica, entre outras. E o Boilevard aparece em consonância com a Base Comum Curricular proporcionando o conhecimento às referências culturais e socializando experiências artísticas.

O tema é o amor

O tema da associação folclórica para este ano é “Boilevard, meu boi de rua, canta o amor, é formosura”, onde o bumbá sensação de Manaus promete apaixonar o público durante os festejos juninos de Santo Antônio, São Pedro e São João.

A toada-tema oficial deste ano é composta por Paulo Onça e Mulher do Samba e interpretada por David Assayag, a “Voz da Amazônia”. 

Os versos da toada definem o amor como vida e esperança e do quão inspirador é amar. Na verdade o amor pela nossa cultura, pela nossa terra é a grande inspiração e razão de ser do Boilevard que é livre, democrático e acessível a todos. Vamos juntos brincar de boi no Boulevard que possui a maior Banda de Rua do Carnaval do Norte do Brasil e agora resgata o boi de volta às ruas de Manaus.

TOADA-TEMA

BOILEVARD 2024

BOILEVARD, MEU BOI DE RUA
CANTA O AMOR,É FORMOSURA

Autores: Paulo Onça e Mulher do Samba
Intérprete: David Assayag

O amor é vida, é esperança.
No esplendor do teu olhar uma lembrança.
Você chega irradia a sua luz.
Estar contigo me alegra, me seduz.

Vem, amor, amor, vem me amar.
Vem dançar comigo, vem brincar.
Na levada do meu boi
a paixão vai ressoar (ecoar).

Boilevard, meu boi de rua
canta o amor, é formosura
arrastando a multidão.
De Manaus pro Amazonas
resgatando a tradição.