Cachorro português de 30 anos é considerado o mais velho de todos os tempos pelo Guinness
O bicho é um rafeiro do Alentejo nascido na vila de Conqueiros em 11 de maio de 1992. No mesmo ano, o cachorro foi registrado no serviço veterinário da cidade de Leiria — esse é o documento que confirma a idade do animal.
Bobi, de 30 anos e 268 dias, de Portugal, foi considerado o cachorro que ficou mais velho em todos os tempos, segundo o Guinness.
O bicho é um rafeiro do Alentejo nascido na vila de Conqueiros em 11 de maio de 1992. O dono, Leonel, tinha 8 anos quando Bobi nasceu.
No mesmo ano, o cachorro foi registrado no serviço veterinário da cidade de Leiria — esse é o documento que confirma a idade do animal.
De acordo com o livro dos recordes, Bobi é um cachorro calmo, sociável e que brinca com os quatro gatos que vivem na mesma casa.
Ele mora em uma propriedade agrícola e dá passeios pela área e pelos terrenos com pinheiros na vizinhança.
Bobi geralmente come a mesma comida que os donos, mas eles têm o cuidado de garantir que o prato não esteja temperado e que seja adequado para cães.
Sua família acredita que o segredo de sua longevidade é que ele sempre viveu no campo, em um ambiente calmo e tranquilo, cercado pela natureza.
“Bobi tem sido um guerreiro por todos esses anos, só ele sabe o quanto tem aguentado, não deve ser fácil porque o tempo de vida de um cão médio não é tão alto. Estamos muito felizes e gratos à vida por nos permitir, depois de 30 anos, ter o Bobi em nosso dia a dia”, disse Leonel.
Imagem de Bobi, um mastim português de quase 31 anos, em Portugal, com o certificado do livro dos recordes — Foto: Guinness World Record
De quem era o recorde até agora
O recorde anterior de cão mais velho vivo era de Spike, que tinha 23 anos e 7 dias em 7 de dezembro de 2022.
O recordista anterior de cão mais velho de todos os tempos foi Bluey, um cão pastor australiano que viveu até 29 anos e 5 meses (ele morreu em novembro de 1939).
Fonte: G1