Chelsea anuncia acordo para venda do clube por 4,25 bilhões de libras

Atual dono do clube, oligarcia rusos Roman Abramovich teve seus bens congelados pelo governo do Reino Unido

Chelsea anuncia acordo para venda do clube por 4,25 bilhões de libras
Chelsea FC - Stamford Bridge, Londres. 6 de abril de 2022. Visão geral dos torcedores do Chelsea dentro do estádio antes da partida. Imagens de ação via Reuters/Peter Cziborra/Files

O Chelsea, atual campeão da Champions League anunciou nesta sexta-feira (6) o acordo para venda do clube por 4,25 bilhões de libras (26,65 bilhões de reais).

Em comunicado, o time inglês informou que os termos foram acertados com um novo grupo de investidores, liderado por Todd Boehly, Mark Walter, Hansjoerg Wyss e a firma Clearlake Capital.

Todd Boehly já é dono de 20% do Los Angeles Dodgers, clube da Major League Baseball (MLB) dos Estados Unidos, e comprou em 2021, junto com Mark Walter, 27% do Los Angeles Lakers, time da liga americana de basquete onde atua Lebron James.

O dinheiro será depositado em uma conta bancária congelada do Reino Unido até a aprovação da negociação pelo governo britânico, informou o Chelsea. O negócio deve ser concluído até o fim do mês, após autorização dos órgãos regulatórios.

Segundo o clube inglês, do valor acordado, 2,5 bilhões serão usados para comprar todas as ações referentes ao Chelsea, e o restante será usado para investimentos no estádio Stamford Bridge, nas categorias de base e no time feminino.

O Chelsea recebeu diversas propostas nos últimos meses, já que o governo britãnico impôs sanções, ao atual dono, o oligarca russo Roman Abramovich, por suas supostas ligações a Vladimir Putin. Abramovich já disse que o dinheiro que receber pela venda do Chelsea será doado para instituições de caridade.

Por CNN Brasil