Com queda de até 10 graus, 8 capitais terão a menor
Massa de ar frio vai causar a primeira "friaca" do outono no Brasil a partir desta quarta (17)
Para alívio de todos que sofreram com as famosas ondas de calor nos últimos meses, a temperatura finalmente terá uma queda considerável esta semana no Brasil, registrando o primeiro frio mais intenso de 2024. Conforme previsão do Climatempo, ao menos oito capitais devem registrar a menor temperatura do ano nos próximos dias, efeito de uma frente fria que chega nesta quarta-feira (17) pelo Sul do país.
- Há possibilidade de geada na região Sul;
- A massa de ar frio se estenderá para o Sudeste e Centro-Oeste ainda hoje, com estados sentindo uma queda mais acentuada a partir de quinta-feira (18);
- Embora a expectativa seja de frio moderado na maior parte das regiões, a massa de ar mais gelado deve gerar recorde de baixas temperaturas para o ano;
- Ao menos oito capitais sentirão mais o friozinho, que deve derrubar as temperaturas em até 10 graus. São elas: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande;
- A previsão é de que o frio dure até o fim da semana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, por exemplo, a queda no termômetro pode ultrapassar os 10 graus: a região marcou 23 °C de mínima na terça (16).
Já em São Paulo, conforme divulgado pelo G1, as mínimas devem ficar em torno dos 15 °C, cinco graus mais baixas do que nos dias anteriores.
Finalmente, frente fria e chuva!
A nova frente fria é resultado da formação de um grande ciclone extratropical entre o Brasil, Uruguai e Argentina. Ele começou a se movimentar na terça-feira (16) e é, inclusive, o responsável pelos últimos dias de fortes chuvas, com destaque para o Sul.
Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, no estado de São Paulo, a quarta será chuvosa na capital paulista, com riscos maiores para o litoral. O Rio de Janeiro também deve ter chuva na noite de quarta (17).
Embora colabore para a manutenção das baixas temperaturas, o ciclone não deve avançar Brasil afora. O ar frio ficará posicionado entre Paraguai e Sul do Brasil.
Por: Olhar Digital