Com reconhecimento da FIFA, ‘Ruas da Copa’ encantam torcedores em Manaus
Como forma de manter tradição, moradores das conhecidas "Ruas da Copa", em Manaus, estão nos últimos ajustes da decoração com bandeirinhas e pinturas nas ruas para receber torcedores durante os jogos
Milhões de tiras de plástico que viram arte. Tem escudos de times nacionais e bandeiras do Brasil para criar o clima de torcida para a Copa do Mundo da Fifa 2022, que inicia no próximo domingo (20). Como forma de manter a tradição de todos os anos em que o mundial é disputado, os moradores das conhecidas "Ruas da Copa", em Manaus, estão nos últimos ajustes da decoração com bandeirinhas e pinturas nas ruas, para receber visitantes durante os jogos na capital do estado.
As tradicionais decorações transformam as ruas com o verde, amarelo, azul e branco da bandeira do Brasil, além das cores da bandeira do Catar, país sede desta edição da Copa do Mundo. Na Rua 3, no bairro Alvorada, Zona Centro-Sul de Manaus, os moradores se uniram mais uma vez para deixar a via com a cara da competição.
Rua 3, Alvorada
Segundo um dos organizadores da transformação da Rua 3, Everton Vieira, poder decorar o espaço para receber a torcida para torcer pela seleção brasileira trouxe uma alegria a mais para os moradores, após dois anos de isolamento devido a pandemia da Covid-19.
"Sabemos que foi um tempo muito difícil. Somente uma Copa do Mundo para alegrar o povo brasileiro e o manauara, que é apaixonado por futebol. Fizemos isso para a nossa comunidade e também para Manaus toda vir prestigiar os jogos do Brasil", disse.
Moradores estão nos preparativos finais na ornamentação da Rua 3, bairro Alvorada, em Manaus. — Foto: Patrick Marques/g1 AM
O reconhecimento da beleza da ornamentação pela Fifa foi exaltada por Vieira, que disse nunca imaginar que o próprio perfil da organizadora da Copa do Mundo fosse publicar o trabalho feito pelos moradores do bairro Alvorada.
"Nunca íamos imaginar que ia ter essa repercussão. Ficamos muito orgulhosos. Isso aí dá mais credibilidade para nós, para cada vez mais fazermos o nosso trabalho e desenvolvermos com a ajuda de todos os moradores", comentou o organizador.
Durante a tarde de quarta-feira (16), a assistente social Liane Libório e sua família se reuniram para também enfeitar a frente da casa onde moram, na Rua 3. Juntos, eles pintavam a calçada de amarelo para depois adicionarem detalhes da seleção brasileira.
Liane Libório e sua família enfeitaram a frente da casa onde moram, na Rua 3, bairro Alvorada. — Foto: Patrick Marques/g1 AM
"Estamos deixando tudo preparado, tudo bonito, para torcer pela nossa seleção. A rua está sendo ornamentada para esses grandes dias. A gente resolveu também dar uma incrementada na frente das casas, pintando com as cores do Brasil e vamos ver se dessa vez conseguimos ser campeões. Todos nós moradores estamos empenhados na ornamentação", afirmou.
Rua também recebeu pinturas com imagens relacionadas a Copa do Mundo e seleção brasileira. — Foto: Patrick Marques/g1 AM
Rua 24 de Agosto, Morro da Liberdade
Desde a Copa do Mundo de 2002, a rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, também ganha uma cara nova ao ser enfeitada para os jogos do mundial. Com uma extensão de 227 metros de extensão, a rua deve receber mais de quatro milhões de bandeirinhas em sua ornamentação.
O membro do comitê organizador da "Rua da Copa", no Morro da Liberdade, Silvio Santos, contou que os moradores começaram a se organizar há um ano. A comissão de moradores é formada, para que todos os domingos sejam realizados eventos para arrecadar dinheiro para a ornamentação necessária.
"É algo que une todos os vizinhos em um objetivo só. De deixar a nossa rua bonita. Para a gente, é maravilhoso, é alegre. As pessoas virem aqui tirar suas fotos, postarem seus vídeos e nos ajudar a propagar cada vez mais a nossa rua pelo mundo afora", afirmou Santos.
Painel de entrada da Rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, em Manaus para a Copa do Mundo. — Foto: Patrick Marques/g1 AM
Segundo o organizador, os moradores começaram a fazer a ornamentação em junho, com as bandeirinhas que formam um teto com figuras relacionadas a Copa do Mundo e também diferentes pinturas no asfalto da rua. Um portal, que dá acesso ao local, tem bandeiras do Brasil e o mascote da competição.
"Isso aqui, agente faz com muito amor e sacrifício, com muitos bingos, muitas noites em claro. Um dá café, outro dá almoço. Nós fizemos isso com muito amor e por amor a nossa nação", afirmou Silvio Santos.
Rua 24 de Agosto, no Morro da Liberdade, em Manaus, enfeitada para a Copa do Mundo. — Foto: Patrick Marques/g1 AM
Entre as artes formadas pelas bandeirinhas no Morro da Liberdade, estão bandeiras de times do Rio de Janeiro, a bandeira da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, imagens relacionadas à Copa do Mundo e também à seleção brasileira e ao Amazonas.
O local vai estar disponível para a população assistir todos os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo com comida, bebidas e atrações musicais nos intervalos.
"Aqui, todo mundo tem o hábito de colocar suas TVs na rua. Cada qual fica na frente de sua casa e é um clima fantástico e alegre. A gente fica na expectativa já de iniciar. É muita emoção. É de arrepiar o coração", finalizou.
Rua Santa Isabel, Vila da Prata
Outra tradicional rua de Manaus que é ornamentada para receber moradores para assistir aos jogos do Brasil é a Rua Santa Isabel, no bairro Vila da Prata, Zona Oeste de Manaus. A via também recebe decoração aérea com bandeirinhas e pinturas no asfalto.
Os moradores também aproveitam para mudar o visual de suas casas com as cores da bandeira do Brasil.
Moradores da Rua Santa Isabel, no bairro Vila da Prata, aproveitam para mudar o visual de suas casas com as cores da bandeira do Brasil. — Foto: Divulgação
A tradição de decorar a Rua Santa Isabel do bairro Vila da Prata teve início há 40 anos, desde a edição da Copa do Mundo de 1982.
De lá até aqui, já são 11 edições do torneio mundial em que os moradores preparam a Rua da Copa para ser um dos pontos de encontro de torcedores brasileiros em dias de jogos da Seleção.
Por: G1 Amazonas