Comissária de bordo é agredida por passageiro em voo da American Airlines
Até agora, em 2022, houve 1.973 relatos de passageiros indisciplinados
Uma comissária de bordo da American Airlines foi agredida fisicamente por um passageiro indisciplinado na quarta-feira (21), segundo funcionários da companhia aérea.
O incidente aconteceu no voo 377 da American Airlines com serviço de San José del Cabo, no México, para o Aeroporto Internacional de Los Angeles. A polícia encontrou o voo no portão e removeu o indivíduo rebelde, de acordo com um comunicado da American Airlines.
O vídeo postado nas mídias sociais mostra um indivíduo se aproximando de um comissária de bordo em direção à frente do avião e soca o comissário de bordo com um suspiro audível dos passageiros que testemunharam o incidente.
“Atos de violência contra os membros de nossa equipe não são tolerados pela American Airlines”, diz o comunicado da companhia aérea.
“O indivíduo envolvido neste incidente nunca poderá viajar conosco no futuro, e trabalharemos em estreita colaboração com as autoridades em sua investigação”.
O passageiro daquele voo foi preso, confirmou Ciaran McEvoy, oficial de informação pública do Distrito Central da Califórnia do Gabinete do Procurador dos Estados Unidos. McEvoy acrescentou que seu escritório está consultando o FBI. Nenhuma outra informação foi fornecida.
A CNN entrou em contato com o FBI e a Polícia de Aeroportos Mundiais de Los Angeles para obter mais informações.
“Agradecemos à nossa tripulação por sua ação rápida e profissionalismo para garantir a segurança de seus colegas de equipe e clientes a bordo”, diz o comunicado da American Airlines.
“Nossos pensamentos estão com nossa comissária de bordo ferida e estamos garantindo ela e seus companheiros de tripulação tenham o apoio de que precisam neste momento”.
A Association of Professional Flight Attendants (APFA), sindicato que representa mais de 24 mil comissários de bordo da American Airlines, condenou o comportamento do passageiro.
“Esse comportamento violento coloca em risco a segurança de todos os passageiros e tripulantes e deve parar”, disse Julie Hedrick, presidente nacional da APFA, em comunicado.
“A APFA apoia totalmente os membros da tripulação afetados e fará todo o possível para garantir que o passageiro seja processado em toda a extensão da lei”.
Medidas em vigor para lidar com passageiros indisciplinados
Em janeiro de 2021, a Administração de Aviação da Federação (FAA, na sigla em inglês) anunciou uma política de “tolerância zero” para o comportamento indisciplinado de passageiros que ignora avisos ou aconselhamento e vai diretamente para penalidades, que podem incluir multas pesadas e prisão.
Uma mulher da cidade de Nova York foi recentemente condenada a quatro meses de prisão por interferência com membros da tripulação de voo por um incidente ocorrido a bordo de um voo da American Airlines em fevereiro de 2021.
A FAA propôs US$ 5 milhões em multas contra passageiros indisciplinados em 2021.
Até agora, em 2022, houve 1.973 relatos de passageiros indisciplinados, segundo a FAA.
O número de incidentes relatados de comportamento indisciplinado de passageiros diminuiu desde 2021, que foi um ano recorde para o comportamento indisciplinado de passageiros. A FAA registrou quase 6.000 relatórios de comportamento indisciplinado em 2021.
Embora o número de incidentes relatados tenha diminuído, o número de casos em que a ação de execução foi iniciada aumentou. Até agora, em 2022, houve 468 processos de execução iniciados. Em 2021, eram 350.
Por: CNN Brasil