Como 'dilúvio' no deserto do Saara mexerá com o tempo no Brasil

Como 'dilúvio' no deserto do Saara mexerá com o tempo no Brasil
Chuva na região da Amazônia pode sofrer os impactos da movimentação atípica de zona de convergência Imagem: Getty Images/iStockphoto

Um dos maiores desertos do mundo, o Saara será palco de um evento único: a precipitação prevista para as próximas semanas deve corresponder a até 1.000% do previsto para o período.

Um dos maiores desertos do mundo, o Saara será palco de um evento único: a precipitação prevista para as próximas semanas deve corresponder a até 1.000% do previsto para o período. No Brasil, o volume de chuvas também pode ser afetado pela zona de convergência que irá levar a chuva ao Norte da África. Entenda mais abaixo.Zona de convergência é responsável por carregar a chuva na linha do Equador.

A Zona de Convergência Intertropical é formada por uma faixa de nuvens, tempestades e chuvas que se espalha por todo a linha do Equador. A zona existe graças ao encontro dos ventos alísios vindos de ambos os hemisférios, que provocam as precipitações por conta de sua umidade.Segundo registros recentes, a zona de convergência está se deslocando mais do que o habitual em direção ao norte, principalmente nos últimos três meses.

Média de chuvas para o mês de agosto nos últimos 53 anos. A faixa colorida indica o cinturão formado pela ITCZ. Norte do Brasil é a região que recebe maior volume de chuva nesse período no paísDe acordo com a previsão indicada pelo portal especializado Severe Weather, nos próximos 16 dias o deserto receberá pelo menos 500% da precipitação média para o início de setembro.

Por: Head Topics