Conheça Parintins, a “terra da Magia” que abriga os bois Caprichoso e Garantido
Cidade no interior do Amazonas é conhecida pelo Festival Folclórico que marca a disputa entre as duas associações culturais, que acontece há quase 60 anos
Uma ilha no meio da floresta amazônica, à beira do Rio Amazonas, distante quase 400 km de Manaus, capital do estado. Este lugar é Parintins, a “terra da magia” onde Caprichoso e Garantido disputam, há quase 60 anos, o título de melhor boi do Festival Folclórico, um dos principais eventos culturais do Brasil e tido como o maior evento folclórico a céu aberto do mundo.
Também conhecida como “ilha tupinambarana”, Parintins é a segunda maior cidade do estado do Amazonas, só perdendo para a capital. Além de ser reconhecida pelo festival, a ilha se caracteriza por abrigar balneários localizados em beira de lagos, utilizados por turistas e moradores da cidade.
Quem anda pelas ruas da cidade percebe que a rivalidade entre Caprichoso e Garantido permeia Parintins pelo ano inteiro. A ilha é dividida entre as cores vermelho e azul por uma linha imaginária que vai da Catedral da cidade até o Bumbódromo, arena onde o festival acontece. Essa divisão aparece com casas e calçadas pintadas, placas turísticas e outros detalhes na cidade. A divisão é sempre a mesma: “lado Garantido” e “lado Caprichoso”.
Pontos turísticos
Arena Bumbódromo
É o local onde acontece a disputa entre os bois Caprichoso e Garantido. A arena, inaugurada em 1988, tem o nome de Bumbódromo por ter sua estrutura em formato de cabeça de um boi e tem capacidade para até 25 mil pessoas.
Curral Zeca Xibelão
É a casa do boi Caprichoso. Localizado no centro de Parintins. Logo na entrada do curral, o visitante encontra uma escultura do boi azul e branco de Parintins.
Curral Cidade Garantido
É a casa do boi Garantido. Fica localizado no bairro da Baixa do São José, cantado em várias toadas do bumbá e tido como o berço do boi vermelho e branco.
Catedral Nossa Senhora do Carmo
A igreja é um dos pontos mais famosos da cidade. Patrimônio Cultura do Estado do amazonas, a catedral foi construída com recursos arrecadados com a realização do primeiro Festival Folclórico de Parintins, em 1966.
Como chegar
Assim como grande parte das cidades do Amazonas, não é possível chegar até Parintins por via terrestre. A ilha fica no meio da floresta amazônica e na beira do Rio Amazonas. Dessa forma, existem dois meios de chegar:
Via aérea – avião partindo de Manaus, num voo de cerca de uma hora
Via fluvial – existem barcos maiores, que levam de 18 a 24 horas para chegar; e lanchas, em que o percurso é feito entre 8 a 12 horas
A viagem por via fluvial depende do “sentido” do Rio Amazonas. Se a ida é de Manaus para Parintins, tende a levar menos tempo porque segue o curso de descida do rio. Na volta, pegando o curso de subida, a viagem leva mais tempo.
Fonte: CNN