Copa América de 2024 será disputada nos Estados Unidos e terá times da Concacaf
Acordo com a Conmebol também prevê a realização de um novo torneio de clubes, em estilo "final four"
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf) anunciaram nesta sexta-feira (27) um “acordo estratégico”, que inclui a realização da Copa América 2024 nos Estados Unidos, com a participação de de equipes dos três continentes, além de organizar um torneio de clubes.
Segundo o comunicado, o torneio do qual a Argentina é a atual campeã, será disputado nos Estados Unidos no ano que vem. Além das 10 seleções sul-americanas, seis das melhores seleções da Concacaf disputarão o torneio como convidadas.
Os países dessa associação se classificarão para a Copa América através da Liga das Nações Concacaf 2023/2024.
“Este acordo apoiará as seleções masculinas em sua preparação para a próxima Copa do Mundo por meio de uma Copa América ampliada, com seis seleções de elite da Concacaf, organizadas na região que sediará a Copa do Mundo FIFA de 2026”, disse o comunicado no site da Conmebol.
A Argentina conquistou a última Copa América que foi disputada no Brasil em 2021, em final histórica contra a anfitriã no Maracanã. Foi o primeiro título oficial da seleção alviceleste desde 1993. O time comandado por Lionel Scaloni venceu a final por 1 a 0, com gol de Ángel Di María.
Novo torneio de clubes
Além disso, a Conmebol e a Concacaf anunciaram que organizarão um torneio de clubes estilo “final four”, que será disputado pelos melhores clubes das respectivas confederações.
“As quatro equipes participantes (duas de cada confederação) se classificarão pelas competições existentes de clubes da Conmebol (Copa Libertadores e Copa Sul-Americana) e Concacaf (Liga dos Campeões e Liga Concacaf).
Conforme anunciado, a ideia é que a primeira edição deste torneio seja disputada em 2024.
Por: CNN