Copiloto da Voepass falou que precisava 'dar potência' antes de queda

Copiloto da Voepass falou que precisava 'dar potência' antes de queda
Vista aérea dos destroços de um avião que caiu com 61 pessoas a bordo em Vinhedo, estado de São Paulo Imagem: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP

A TV Globo divulgou, nesta quarta-feira (14), informações registradas no gravador de voz do avião da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) matando 62 pessoas na semana passada.

Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) transcreveram duas horas de áudio. Em um dos diálogos, ao perceber que o avião estava perdendo sustentação, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou ao piloto, Danilo Santos Romano, o que estava acontecendo naquele momento. O próprio copiloto então afirmou que era preciso dar potência para impedir a queda, segundo a emissora. Gritos da tripulação tentando reagir encerrariam a gravação.

Foi cerca de um minuto de duração entre constatação da perda de altitude até cair no chão. Mesmo com os áudios da cabine, ainda não foi possível confirmar as causas do acidente com o ATR 72-500. O excesso de gelo nas asas do avião, como causa da tragédia, não foi confirmada nem descartada.

Relembre o acidente


Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45 do dia 10 de agosto, segundo o FlightAware. O modelo ATR 72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Todos morreram.

Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Fonte: Uol