Correios passam a exigir CPF para envio de encomendas no Brasil
Remetente deverá informar documento de identificação. CNPJ será exigido de empresas, enquanto estrangeiros precisarão entregar o número do passaporte. Procedimento já era obrigatório para envios internacionais.
Os clientes dos Correios agora precisam fornecer CPF ou CNPJ para enviar encomendas em território nacional. Já remetentes estrangeiros terão de entregar o número do passaporte. A medida começa a valer hoje (1º) para qualquer tipo de pacote, seja à vista ou faturado. De acordo com a empresa, o atendimento será recusado para clientes que não quiserem passar as informações.
Os Correios explicaram que os dados de identificação não ficarão expostos nas embalagens e serão tratados de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O mesmo procedimento já era adotado em envios internacionais.
A mudança também impactou as postagens destinadas aos lockers (ou seja, os armários ofertados pelos Correios em algumas cidades) e as entregas tipo Clique e Retire. Nesses casos, além dos dados do remetente, será necessário informar CPF, CNPJ ou passaporte do destinatário, juntamente do número de celular ou email do recebedor.
Para agilizar o processo de envio, a estatal recomenda fazer a pré-postagem por meio do app oficial dos Correios, disponível para Android e iPhone (iOS). De acordo com a empresa, a medida foi adotado para garantir mais segurança no envio de encomendas dentro do Brasil, permitindo o rastreamento das postagens pelo número de CPF.