Destroços de avião desaparecido em Manicoré são encontrados em floresta; duas mortes são confirmadas, diz prefeitura
As buscas duraram cinco dias e envolveram equipes da Força Aérea Brasileira, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que percorreram mais de 2.300 km² de área na tentativa de localizar a aeronave desaparecida.
Ver essa foto no Instagram
Após cinco dias de buscas, os destroços do avião de matrícula PT-JCZ, que havia desaparecido no município de Manicoré, no interior do Amazonas, foram localizados na tarde de quarta-feira (25), feriado de Natal. A estrutura da aeronave foi encontrada em uma área de floresta densa e de difícil acesso. A informação foi confirmada ao g1 pela prefeitura da cidade, que lamentou, em nota, o trágico acidente aéreo ocorrido na última semana.
De acordo com as autoridades locais, foram confirmadas duas mortes: o piloto Rodrigo Boer e o passageiro Breno Braga Leite.
Veja a nota do Governo do Amazonas na íntegra
O Governo do Amazonas informa que equipes da Polícia Civil (PC-AM), Polícia Militar (PM-AM), Corpo de Bombeiros (CBMA) e brigadistas do município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), localizaram os corpos de Breno Braga Leite e Rodrigo Boer Machado, de 28 e 29 anos, respectivamente, vítimas da queda de uma aeronave, ocorrida na sexta-feira (20/12), em uma comunidade do município.
Os corpos foram encontrados em uma área de mata, entre os destroços do avião, e foram levados ao hospital da cidade, para a realização do trabalho de identificação. A investigação das causas do acidente será conduzida pelo Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).
Vídeos divulgados após a confirmação do encontro dos destroços do avião mostram equipes das forças de segurança estadual e Força Aérea se deslocando para a remoção dos corpos, que estavam em uma região de mata fechada.
No final da tarde desta quarta-feira, os corpos das vítimas foram encaminhados para o necrotério do hospital de Manicoré, que fica a 332 quilômetros de Manaus.
Ao g1, a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que as buscas pela aeronave desaparecida no Amazonas foram encerradas após a identificação do local do acidente por uma equipe de buscas terrestres. A Prefeitura de Manicoré informou que os destroços foram localizados a aproximadamente dois quilômetros da Comunidade Bom Jesus, na estrada Igarapé Grande, em uma área de difícil acesso.
Segundo a FAB, as operações de busca, que começaram no sábado (21), totalizaram mais de 18 horas de voo e cobriram uma área de aproximadamente 2.594 km². A Força Aérea informou, ainda, que utilizou duas aeronaves, o SC-105 Amazonas e o H-60 Black Hawk, para realizar as missões de busca, após a notificação do desaparecimento no dia 20 de dezembro.
A FAB esclareceu que o avião não tinha plano de voo registrado e não foi detectada pelos radares. O último sinal do GPS Garmin do piloto indicou uma posição ao sudeste de Manicoré.
As buscas pelo avião desaparecido também contaram com o apoio das equipes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na véspera de Natal, o governo estadual informou o envio de uma nova equipe de bombeiros, equipada com cães farejadores, para reforçar as buscas.
O piloto Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, natural de Fernandópolis (SP) e residente em São José do Rio Preto (SP), foi uma das vítimas do acidente aéreo. Ele havia viajado ao Amazonas a trabalho, mas não forneceu detalhes sobre a missão.
A investigação do acidente foi assumida pelas autoridades policiais e o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), com apoio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), que dará início ao processo de coleta de dados e análise da ocorrência.
Segundo a Força Aérea, o resultado final da investigação será disponibilizado no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.
O caso
O desaparecimento da aeronave ocorreu próximo à comunidade Boca do Rio, a cerca de 7 km da sede de Manicoré, mas a localização exata ainda não foi confirmada devido à dificuldade de acesso na região.
Uma das moradoras da comunidade contou à Prefeitura de Manicoré que, por volta das 8h da sexta-feira, ouviu um barulho estranho vindo da aeronave que sobrevoava o local. Segundos depois, ela relata ter escutado um forte estrondo.
"A gente estava tomando café, o avião vinha com uma 'zoada' estranha e esse avião saiu passando. Eu falei para o meu marido: 'olha esse avião, parece que está falhando'. Eu fui olhar e, quando levantei da mesa, só ouvimos o estrondo", relatou a moradora, identificada apenas como Raimunda.
Equipes buscam por avião desaparecido no Amazonas. — Foto: Divulgação
O piloto
Rodrigo Boer Machado, de 29 anos, era natural de Fernandópolis (SP) e morador de São José do Rio Preto (SP). Piloto profissional, ele viajou ao Amazonas a trabalho e estava a caminho de Manaus, partindo de Porto Velho (RO), quando o avião desapareceu.
A família informou que ele não deu detalhes sobre a missão que realizaria na região. O corpo de Rodrigo foi encontrado entre os destroços da aeronave.
A Prefeitura de Manicoré, em nota, lamentou profundamente a tragédia e expressou solidariedade às famílias das vítimas, o piloto Rodrigo Boer e o passageiro Breno Braga Leite.
"Neste momento de dor, a gestão municipal se coloca à disposição para oferecer o suporte necessário às famílias afetadas e agradece o empenho de todos os envolvidos nas buscas", disse o comunicado.
Rodrigo Boer Machado de 30 anos, que era um piloto tripulante da aeronave que desapareceu no interior do Amazonas — Foto: Arquivo pessoal
Fonte: G1