Dupla brasileira é campeã no Aberto da Austrália em feito inédito para o país no tênis

Dupla brasileira é campeã no Aberto da Austrália em feito inédito para o país no tênis
Luisa Stefani e Rafael Matos ganharam de indianos nas duplas mistas e conquistaram o primeiro Grand Slam do ano

A dupla formada por Luisa Stefani e Rafael Matos venceu os indianos Sania Mirza e Rohan Bopanna nesta sexta-feira (27) e conquistou o Aberto da Austrália de tênis. A vitória foi por 7/6 (7/2) e 6/2.

O título de Stefani e Matos é o primeiro da história de uma dupla 100% brasileira em um Grand Slam – o grupo dos quatro torneios mais importantes do tênis profissional.

Stefani, 25, já havia conquistado, dois anos atrás, outro feito inédito para o país no esporte – junto com Laura Pigossi, ela foi a primeira medalhista olímpica do tênis brasileiro, com o bronze nas duplas femininas nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Logo depois, ela sofreu uma lesão no joelho durante a semifinal do US Open e ficou quase um ano fora das quadras. Ainda assim, atingiu o nono lugar no ranking mundial entre as duplistas, o seu maior na carreira. Hoje, está na 34ª posição.

Já Rafael Matos, 27, 29º no ranking masculino de duplas, conquistou seu primeiro título de grande expressão no circuito.

Com o título, a dupla se junta a Maria Esther Bueno, Thomaz Koch, Gustavo Kuerten, Bruno Soares e Marcelo Melo no grupo de tenistas brasileiros que foram campeões em um Grand Slam.

“É muito especial para mim e para o Rafa. É uma honra”, disse Luisa após o título. “Na época do torneio de Wimbledon, no ano passado, Rafa me explicou como eu estava indo. Eu estava em recuperação, e ele me perguntou se nós poderíamos jogar [duplas] mistas quando eu voltasse”, lembrou a brasileira.

“Foi uma grande motivação para eu continuar trabalhando duro, e aqui estamos, ganhando nosso primeiro Grand Slam na Austrália”, disse ela.

Matos disse ter sido especial jogar com outro brasileiro. “Uma energia tão boa, uma ótima comunicação dentro e fora da quadra. É um sonho que virou realidade”, afirmou ele.

Por: CNN