Em lançamento do novo Bolsa Família, Lula diz que empresas e bancos devem pensar primeiro no Brasil
Durante discurso no Planalto, presidente criticou distribuição de dividendos da Petrobras
Durante a cerimônia de lançamento do novo Bolsa Família, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que empresas brasileiras e bancos devem pensar primeiro no desenvolvimento econômico do Brasil e depois nos acionistas.
“Vai ser assim daqui para a frente, para a gente poder mudar a história do país”, acrescentou.
Lula também criticou o lucro recorde da Petrobras, divulgado na última quarta-feira (1º), e afirmou que a empresa agiu para “agraciar” acionistas minoritários.
“A Petrobras entregou dividendos de mais de R$ 250 bilhões quando ela deveria ter investido metade no crescimento econômico desse país, na indústria brasileira, naval e óleo gás.” afirmou o presidente da república.
A estatal registrou lucro líquido em 2022 de R$ 188,33 bilhões, recorde histórico da empresa. O resultado é 77% maior do que no ano anterior. O governo federal avalia modificar o modelo de distribuição de lucros e reduzir o percentual de divisão para algo em torno de 35% a 40%. Hoje, praticamente todo o lucro é distribuído.
Bolsa Família
O presidente da república assinou nesta quinta-feira (2) a medida provisória que restabelece o novo Bolsa Família, programa de transferência de renda criado ainda no seu primeiro mandato. Em agosto de 2021 o programa foi substituído pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e passou a se chamar Auxílio Brasil.
Por: CNN