Em quase tragédia, avião EMB-110 Bandeirante pousa em pista em obras e quase acerta van de manutenção em Boa Vista - Roraima
Um vídeo passou a circular nas redes sociais nesta semana, mostrando um incidente quase catastrófico no Aeroporto Internacional de Boa Vista, onde uma aeronave Embraer EMB-110 pousou no trecho da pista em obras e por pouco não colidiu com uma van de manutenção que estava próxima.
Ainda não há confirmação oficial, mas possivelmente a aeronave estava em emergência e precisou pousar às pressas, ignorando os NOTAMs publicados que indicavam o fechamento parcial da pista devido a obras de manutenção.
Felizmente, a rápida reação da equipe de manutenção, que retirou a van do caminho do avião a tempo, evitou o que poderia ser uma tragédia, embora a colisão fosse iminente, como mostra o vídeo (abaixo).
As causas exatas do incidente ainda serão determinadas através de investigações. A aeronave envolvida no incidente não pode ser identificada pelas imagens de baixa qualidade, mas a pintura se parece muito com o equipamento de matrícula PT-SFS, de uma empresa de táxi aéreo que realiza voos naquela região.
It was seconds away from disaster when an aircraft landed on a Runway under refurbishment with active repair work, with an obvious big cross at Boa Vista. Sources say, landing was emergency.
— FL360aero (@fl360aero) March 2, 2024
????Henrique Garcia @luizhen95262129 pic.twitter.com/BvLxN7dc4y
Por ora, o Aeroporto de Boa Vista permanece em funcionamento, com o trecho em obras devidamente sinalizado. Ao longo dos últimos meses, o local teve suspensões de operações em várias ocasiões para que a manutenção no pavimento da pista pudesse ocorrer.
Como o piloto sabe que a pista está fechada
O piloto de avião é informado sobre o fechamento de uma pista de aeroporto através de diversas formas de comunicação. As autoridades aeroportuárias emitem NOTAM (Notice to Airmen) para informar os pilotos sobre qualquer alteração nas condições do aeroporto, incluindo o fechamento de pistas. Essas informações são atualizadas regularmente e os pilotos são obrigados a verificar os NOTAM antes de sua decolagem.
Além disso, os controladores de tráfego aéreo também informarão ativamente os pilotos sobre o fechamento de pistas durante a comunicação rádio durante a aproximação ou aterrissagem no aeroporto.
Os pilotos também podem observar visualmente a pista enquanto se aproximam do aeroporto para verificar se há sinais de que está fechada, como por exemplo, veículos de manutenção, barreiras ou sinalização indicando o fechamento (como um “X” sobre a pista). Em geral, há várias camadas de verificação e comunicação para garantir que os pilotos estejam cientes e evitem utilizar pistas de aeroportos
De toda a forma, em uma situação de emergência, os pilotos não teriam como evitar o pouso, mesmo sabendo que a pista estava em obras e parcialmente interditada.
Fonte: Aeroin