Volkswagen Tera 2026 — Foto: Divulgação
Após muitos flagras, algumas projeções e um intenso trabalho de apuração, eis que o Volkswagen Tera finalmente foi apresentado.Vale lembrar que o lançamento do novo SUV de entrada será apenas em maio.
Por enquanto, passamos algumas horas com a versão topo de linha, High, equipada com os pacotes Outfit e ADAS, os dois opcionais da configuração. Não foi possível dirigir. Além desta configuração, o Volkswagen Tera deve ter ainda outras três opções no catálogo. São elas:
- MPI - equipada com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas;
- TSI - equipada com motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis;
- Comfort - equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas;
- High - equipada com motor 1.0 turbo e câmbio automático de seis marchas;
O pacote Outfit, que fez a estreia no Nivus, também está disponível no Tera. Nesse caso, agrega detalhes estéticos internos e externos, será exclusiva para a configuração mais caras. Já o kit Adas, que deixa a lista de assistências à condução mais completa, pode estar disponível também na opção Comfort.
A linha repleta de versões é necessária para que o Tera possa alcançar o objetivo estabelecido pela Volkswagen: se tornar o carro mais vendido do Brasil. Nesse cenário, é essencial ter ao menos uma configuração realmente de entrada, equipada com o motor 1.0 aspirado já usado no Polo.
Se repetir os números do hatch, serão 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, com etanol. Na gasolina, são 77 cv e 9,6 kgfm de torque. Por outro lado, competir com Fiat Pulse e Renault Kardian exige uma motorização turbo. Então, a maior parte das vendas será na variante equipada com o propulsor 170 TSI, presente em Polo e Virtus. Nesse caso, potência e torque ficam em 116 cv/109 cv e 16,8 kgfm de torque.
Equipamentos do Volkswagen Tera
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Volkswagen Tera 2026 — Foto: Divulgação
Neste primeiro momento, a Volkswagen forneceu apenas a lista de equipamentos do Tera Outfit com o pacote Adas. A lista é bem recheada e traz itens incomuns para o segmento, como iluminação ambiente (só o Kardian tem), retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e alerta de saída de faixa com correção no volante (só SUVs compactos mais caros possuem). Confira abaixo a relação completa:
- 6 airbags
- Controlador de velocidade adaptativo (ACC)
- Frenagem autônoma de emergência (AEB)
- Ar-condicionado digital
- Assistente para partida em subidas
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
- Câmera de ré
- Carregamento de celular por indução
- Volante com ajustes de altura e profundidade
- Descanso de braço dianteiro
- Direção elétrica
- Retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis de LED com acendimento automático
- Iluminação ambiente de LED
- Quadro de instrumentos digital de 10,25"
- Rack de teto funcional
- Rodas de liga leve de 17”
- Sensores de estacionamento traseiros e dianteiros
- Sensor de chuva
- Acesso por chave presencial
- Partida do motor por botão
- Central multimidia "VW Play" com tela de 10,1"
- Detector de fadiga
- Start-Stop
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função "one touch" nos dianteiros
- Volante multifuncional com shift paddles
- Freios a disco nas quatro rodas
Opcionais
Pacote Outfit
- Bancos com revestimento premium com inserto Outfit;
- Rodas de liga leve 17" escurecidas;
- Teto e retrovisores pintados em preto
- Assistente ativo de mudança de faixa;
- Câmera multifuncional;
- Detector de ponto cego com assistente de saída de vaga
E as versões básicas do Tera?
A Volkswagen não detalhou quais equipamentos serão de série em todas as versões. A marca sequer confirmou os nomes das opções mais baratas. Autoesporte, porém, apurou que serão três, além da High.
As duas configurações de entrada do novo Volkswagen Tera seguirão o padrão do Polo, batizadas de MPI e TSI, siglas que designam seus motores (aspirado e turbo). A intermediária, no entanto, estreia um novo formato. Em vez de Comfortline, apenas Comfort, simplificando a gama.
Se a marca alemã seguir a lógica adotada no Polo, haverá uma diferença considerável entre Comfort e High. Na opção mais barata podemos esperar bancos de tecido, ar-condicionado analógico, quadro de instrumentos digital, mas menor (8 polegadas, contra 10,25) e rodas igualmente menores, de 15 ou 16 polegadas. Recursos como controlador de velocidade adaptativo, sensor de chuva, iluminação ambiente, carregador de celular por indução e retrovisor eletrocrômico também devem desaparecer.
Sempre seguindo o que já acontece no Polo como exemplo, descendo um pouco mais a régua, o Tera TSI deverá abrir mão de acesso por chave presencial, partida do motor por botão e acendimento automático dos faróis. Já o Tera MPI, como boa versão de entrada, terá mostradores analógicos, calotas e uma central multimídia mais simples – provavelmente o aparelho Composition Touch.
Uma incógnita é em relação ao número de airbags do novo Volkswagen Tera. Para alcançar um preço mais competitivo, é possível que a opção de entrada tenha apenas bolsas laterais adicionais, além das frontais, obrigatórias.
Certo é que o Volkswagen Tera MPI usará rodas com quatro furos e terá freios traseiros a tambor, solução inferior aos cinco furos e discos sólidos das opções turbinadas.
Essa é a informação que tem o maior nível de sigilo. Por isso, qualquer número publicado até agora é baseado em estimativas. Considerando a linha Volkswagen atual, a concorrência e as ambições do Tera, podemos estimar que a versão de entrada com câmbio manual e motor aspirado deve chegar com o mágico preço de R$ 99.990, para concorrer com Citroën Basalt Feel com motor aspirado e Fiat Pulse Drive.