Estudante morre após ser atropelada na faixa exclusiva do BRT por carro oficial do governo do Rio
O acidente aconteceu na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Oeste

Uma adolescente de 17 anos morreu depois de ser atropelada por um carro oficial do governo do Rio que passava na calha exclusiva do BRT. O acidente aconteceu na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Norte do Rio. O veículo estava a serviço da Secretaria estadual de Cultura e estava na faixa que é de uso exclusivo dos articulados do corredor Transcarioca.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h30. Fernanda Vitoria Cavalcante Alves não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A adolescente estudava na Escola Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado. A Secretaria de Educação lamentou a morte da aluna.
O motorista é Marco André Vargas. Ele já prestou depoimento e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Nesta tarde, o governador Cláudio Castro determinou a exoneração do servidor.
O carro oficial era da Secretaria de Estado de Casa Civil e não tinha autorização para circular na faixa de uso exclusivo. Imagens obtidas pelo GLOBO mostram o carro passando pela estação Pinto Teles, em Jacarepaguá, na calha exclusiva do BRT, momentos antes do acidente. No vídeo é possível ver que o trânsito no local está congestionado e o motorista corta o engarrafamento pela faixa proibida para carros.
A Mobi-Rio informou que o carro oficial trafegava indevidamente na faixa exclusiva, infração considerada gravíssima. De acordo com o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.
A Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa também lamentou a morte da jovem e vai instaurar um procedimento interno, já que “o servidor estava em exercício de sua função”. A pasta informou que o motorista permaneceu no local para prestar socorro e que o caso é investigado pela 28ª DP (Campinho).
Fonte: Globo.com