Estudante morre após ser atropelada na faixa exclusiva do BRT por carro oficial do governo do Rio

O acidente aconteceu na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Oeste

Estudante morre após ser atropelada na faixa exclusiva do BRT por carro oficial do governo do Rio
Foto: Reprodução/Mob Rio

Uma adolescente de 17 anos morreu depois de ser atropelada por um carro oficial do governo do Rio que passava na calha exclusiva do BRT. O acidente aconteceu na Rua Cândido Benício, em Campinho, na Zona Norte do Rio. O veículo estava a serviço da Secretaria estadual de Cultura e estava na faixa que é de uso exclusivo dos articulados do corredor Transcarioca.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 10h30. Fernanda Vitoria Cavalcante Alves não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A adolescente estudava na Escola Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado. A Secretaria de Educação lamentou a morte da aluna.

O motorista é Marco André Vargas. Ele já prestou depoimento e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Nesta tarde, o governador Cláudio Castro determinou a exoneração do servidor.

O carro oficial era da Secretaria de Estado de Casa Civil e não tinha autorização para circular na faixa de uso exclusivo. Imagens obtidas pelo GLOBO mostram o carro passando pela estação Pinto Teles, em Jacarepaguá, na calha exclusiva do BRT, momentos antes do acidente. No vídeo é possível ver que o trânsito no local está congestionado e o motorista corta o engarrafamento pela faixa proibida para carros.

A Mobi-Rio informou que o carro oficial trafegava indevidamente na faixa exclusiva, infração considerada gravíssima. De acordo com o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade no trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência, de policiamento ostensivo ou de preservação da ordem pública.

A Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa também lamentou a morte da jovem e vai instaurar um procedimento interno, já que “o servidor estava em exercício de sua função”. A pasta informou que o motorista permaneceu no local para prestar socorro e que o caso é investigado pela 28ª DP (Campinho).

Fonte: Globo.com