Ethiopian Airlines suspende pilotos que dormiram e 'esqueceram' de pousar em aeroporto na Etiópia
Após acordarem com o alarme de piloto automático, eles conseguiram pousar com sucesso em uma segunda tentativa, diz site especializado em aviação.
Os dois pilotos que operavam um Boeing 737 da Ethiopian Airlines foram suspensos após perderem um pouso no aeroporto de Adis Abeba, na Etiópia, disse a companhia aérea.
No comunicado, a Ethiopian Airlines não mencionou o motivo da suspensão, dizendo apenas que eles estavam sendo investigados. Segundo um site especializado em aviação, os dois pilots estavam dormindo e passaram o aeroporto a uma altura de 11 mil metros.
Segundo informações do site Aviation Herald, especializado em aviação, o voo ET-343 de segunda-feira (15), que vinha do Sudão com destino à Etiópia, estava com o pouso autorizado e em aproximação da pista de pouso. Mas o avião não desceu.
A torre de controle tentou sem sucesso entrar em contato com os pilotos. Após passar o aeroporto, um alarme de desconexão do piloto automático teria sido o que fez a tripulação acordar.
Após fazer o retorno, os pilotos pousaram o avião sem maiores problemas.
A nota divulgada pela Ethiopian Airlines na sexta-feira (19) cita que o avião perdeu a comunicação com a torre, mas que conseguiu pousar normalmente após a comunicação ser reestabelecida. Ao citar que afastou a tripulação envolvida no caso, ela não confirma se os pilotos estavam dormindo.
Dados do Flightaware, um site que acompanha rotas de voos, mostram a aproximação e a volta que os pilotos tiveram que dar antes de pousar.
Dados de voo mostram o desvio feito no voo ET343 após pilotos dormirem e "esquecerem" de pousar — Foto: Flightaware/Reprodução
Fonte: G1