Expoagro 2024 conta com exposição, bem-estar e melhoramento genético de animais de rebanho com práticas sustentáveis

O espaço será aberto ao público entre os dias 24 a 29 de setembro, das 9h às 23h

Expoagro 2024 conta com exposição, bem-estar e melhoramento genético de animais de rebanho com práticas sustentáveis
Foto: Isaac Maia/Sepror

A 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vai contar com exposição de animais entre bovinos, bubalinos e caprinos, aberta ao público em geral que deseja conhecer o espaço, e com entrada gratuita.
 
O evento ocorrerá entre os dias 24 a 29 de setembro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, situado na BR-174, quilômetro 2, rodovia que liga Manaus a Boa Vista (RR), inaugurado em 2023. Durante os seis dias de evento, o local contará com aproximadamente 580 expositores e deverá receber mais de 280 mil pessoas.
 
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, a Expoagro é o maior evento agropecuário do Amazonas, com uma vasta exposição de animais de diversas raças de alto valor genético, com um grande crescimento na pecuária de leite e de corte, de forma sustentável.
 
“O objetivo é mostrar que o Amazonas vem se tornando uma potencialidade na pecuária, tanto nos segmentos na pecuária de corte, como de leite, produzindo com sustentabilidade, preservando o meio ambiente. Um exemplo disso são as queijarias de Parintins e Autazes, sendo referência em uma competição nacional na produção de laticínios”, destacou Daniel.
 
O parque estará disponível para visitação das 9h até às 23h. No ponto dois (02) ocorrerá a exposição de animais, fazendinha, equitação e o parque de diversões. O mapa completo estará disponível na entrada da Expoagro, e no site e redes sociais da Sepror.
 
Melhoramento genético e bem-estar


 
Entre os 27 até 29 de setembro, às 6h e depois às 18h, ocorrerá o torneio leiteiro, e os torneios do melhor queijo e do melhor doce de leite, com animais geneticamente melhorados, que possuem uma alta produção de insumos de qualidade.
 
Todo monitoramento, cuidado e bem-estar animal será acompanhado por técnicos da Sepror; da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e entidades parceiras do evento.
 
FOTOS: Isaac Maia/Sepror