Família afirma que morte de jogador grego na piscina foi por afogamento

George Baldock, de 31 anos, foi encontrado morto na última quarta. Autoridades não encontram sinais de violência, e familiares revelam causa: "Se afogou tragicamente enquanto nadava"

Família afirma que morte de jogador grego na piscina foi por afogamento
Homenagem a Baldock antes de Inglaterra x Grécia em Wembley — Foto: Bradley Collyer/PA Images/Getty Images

Seguem as investigações sobre a morte de George Baldock, de 31 anos, lateral do Panathinaikos e da seleção da Grécia, que foi encontrado sem vida na piscina de casa na última quarta-feira. A polícia da cidade de Glyfada, local da morte, não encontrou indícios de crime. Em comunicado, a família de Baldock afirmou que a causa foi afogamento.

— Estamos com o coração partido com a morte repentina do nosso amado George. Podemos confirmar que um exame descobriu que George se afogou tragicamente enquanto nadava na piscina de sua casa em Glyfada — disseram os familiares de Baldock.

O duelo entre Inglaterra e Grécia, nesta quinta-feira, pela Liga das Nações B, foi marcado pelas homenagens a George Baldock. Além do minuto de silêncio antes da partida, o jogador foi lembrado pelos companheiros em uma emocionada comemoração dos gols de Pavlidis, que brilhou na vitória grega por 2 a 1.

Veja a íntegra do comunicado da família

"George, você foi o pai, noivo, filho, irmão, tio, amigo, companheiro de equipe e pessoa mais especial. Seu entusiasmo e personalidade contagiante trouxeram tanto amor para aqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo e para aqueles que o adoraram nas arquibancadas. Nós sempre guardaremos as memórias especiais que temos de você. Você continuará vivendo em seu lindo filho. Você deveria voar para casa hoje para que celebrássemos seu primeiro aniversário juntos, mas em vez disso lamentamos sua perda.

Como família, foi incrivelmente tocante, mas igualmente muito difícil ler o grande número de homenagens escritas por aqueles que conheceram George e por aqueles cuja vida ele tocou. Era impossível não amá-lo. Pedimos que vocês, por favor, continuem a respeitar nossa privacidade neste momento devastador, enquanto começamos a processar nossa dor", disseram os familiares do jogador.

De acordo com a imprensa local, os policiais acreditam que George tenha ficado na água por pelo menos cinco horas antes de ser encontrado morto. As câmeras de segurança do local ainda estão sendo analisadas para confirmar que ninguém visitou a propriedade antes e depois da morte do jogador. Uma fonte disse ao "The Guardian", que "todas as evidências apontam para morte por afogamento".

Quem encontrou George morto foi o dono da propriedade, após ser acionado pela esposa do jogador - que tentou contato com ele durante horas. Os serviços de emergência foram chamados e chegaram rapidamente, segundo os relatos, mas não houve a possibilidade de reanimação. Assim, o lateral teve morte confirmada no local.

George Baldock havia se mudado para a Grécia recentemente, após se transferir para o Panathinaikos no começo da atual temporada. Antes, ele havia defendido o Sheffield United por sete temporadas. O jogador nasceu na Inglaterra, mas tem raízes familiares gregas. Por isso, optou por defender a seleção do país.

O lateral não foi convocado para atuar nesta Data Fifa porque estava lesionado recentemente. Entretanto, havia sido chamado durante todo o ciclo das Eliminatórias para a Euro 2024. As duas seleções se enfrentaram nesta quinta, pela Liga das Nações, e uma homenagem ao jogador foi realizada antes do duelo.

Fonte: Globo Esporte