Fiat Fastback é mostrado como rival do Nivus que tem cara de Pulse Abarth e traseira de BMW
SUV cupê baseado no Pulse será lançado no final do ano com motores 1.0 e 1.3 turbo
Não foi durante o BBB ou em um evento cheio de pompas, mas sim com um singelo comunicado de imprensa. Essa foi a maneira usada pela Fiat para mostrar o Fastback, seu principal lançamento para 2022.
Porém, apesar de o SUV cupê baseado no Pulse ter sido apresentado nesta quarta-feira (3), o carro só chega às lojas no final do ano - mais exatamente no último trimestre. Antes dele, a Fiat deve lançar o esportivo Pulse Abarth.
A imagem divulgada pela Fiat confirma a apuração da Autoesporte de que o desenho da dianteira seria diferente em relação ao do Pulse - a ideia é passar uma sensação de mais sofisticação ao novo modelo.
Porém, o desenho não é tão original assim. Grade e para-choque são semelhantes aos do Pulse Abarth. Já a traseira tem a coluna C, aquela logo após as portas traseiras, se mostra bem inclinada e com queda suave e prolongada. Ainda há um ressalto na extremidade traseira e lanternas afiladas que fazem lembrar os SUVs cupê da BMW.
Faróis e lanternas invadem as laterais da carroceria. Caixas de roda foram alargadas para conferir um visual mais “bombado”
O Fastback pode ser considerado uma derivação do Pulse que, por sua vez, traz uma série de elementos do hatch compacto Argo.
No entanto, ainda que compartilhem componentes como portas e teto, a Fiat diz que Argo e Pulse têm plataformas diferentes – MP1 para o primeiro e MLA para o segundo.
Entre Pulse e Renegade
A versão final do Fastback será menor que o conceito apresentado no Salão do Automóvel de 2018. É preciso lembrar que o protótipo mostrado naquela época tinha como inspiração a Toro, picape intermediária de quase cinco metros de comprimento.
Já o modelo que será lançado em 2022 é derivado do Pulse, um SUV compacto de 4,20 m. As medidas finais não foram reveladas, mas ficarão exatamente entre as do Pulse e os 4,32 m do Jeep Renegade, outro SUV da Stellantis. O mistério fica por conta do entre-eixos. Para atrair a um público mais exigente, ele precisa ser maior que os 2,52 m do Pulse.
Fiat Fastback Divulgação/Fiat
Motorizações
Uma das motorizações do Pulse também será adotada no Fastback: o 1.0 turbo de três cilindros que entrega 130 cv e 20,4 kgfm. O propulsor é combinado ao câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas.
A segunda opção é o 1.3 turbo compartilhado com Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. O quatro-cilindros tem 185 cv e 27,5 kgfm e promete fazer do Fastback um dos carros mais velozes do segmento, exatamente por ser menor e mais leve que os demais modelos citados.
Fonte: Autoesporte