Fiat Fastback é SUV com perfil cupê e mala de sedã, e parte dos R$ 129.990

Novo carro da Fiat estreia com motores 1.0 turbo do Pulse e 1.3 turbo do Compass e custa até R$ 149.990

Fiat Fastback é SUV com perfil cupê e mala de sedã, e parte dos R$ 129.990
Divulgação/Fiat

A Fiat quer deixar de ser uma marca de carros populares. Diversos lançamentos, como a picape Toro e o Pulse, mostram isso. E o Fastback entra nessa lista em três versões e sempre com motorizações turbo, seja o 1.0 T200 ou o 1.3 T270, e uma lista de equipamentos bem completa. Design e acabamento colaboram nesse pacote para dar um passo acima dentro da marca italiana.

Como esperado, o Fiat Fastback 2023 é um SUV-cupê derivado do Pulse, com elementos semelhantes e algumas melhorias, como no interior e diferenciais no design. Não terá as versões com o motor 1.3 aspirado e apostará na Limited Edition by Abarth com o 1.3 turbo para realmente se diferenciar no segmento e atender um consumidor que busca um pouco mais de esportividade.

O que é?

O Fiat Fastback é o segundo produto na plataforma MLA, modular desenvolvida no Brasil e que estreou no Pulse. É uma solução desenvolvida no Brasil e será a base de modelos compactos da Fiat por um bom tempo. São 4.427 mm de comprimento, 2.533 mm de entre-eixos, 1.774 mm de largura e 1.545 mm de altura - 328 mm a mais que o Pulse no comprimento e pouca variação nas demais medidas. Veja na tabela abaixo a comparação com os principais SUVs compactos.

Seu principal diferencial é justamente pelo visual. O caimento cupê do teto leva uma tampa do porta-malas grande e um balanço traseiro maior, o que aumentou bastante seu comprimento final. Com isso, a Fiat conseguiu um porta-malas de 516 litros (VDA), o que o destaca entre os SUVs compactos. Pelo caimento, a engenharia precisou mudar posicionamento de assento e encosto do banco traseiro para dar mais conforto e ampliar o espaço para a cabeça.

Na dianteira, os faróis já elevam uma fase aos do Pulse, ao integrar a seta na luz diurna em LEDs, enquanto o SUV menor usa uma lâmpada halógena para isso. O parachoque remete ao do futuro Pulse Abarth, com grade em colmeia e os faróis de neblina bem embaixo, também em LEDs. As rodas variam de 17" a 18", dependendo da versão. 

Na traseira, lanternas em LEDs finas são o destaque. Não há limpador traseiro, dando um ar mais limpo, e detalhes em cromo escuro emolduram um extrator de ar, reforçando o apelo mais esportivo do Fastback. Lembra um modelo alemão? Sim, inegável, ainda mais se olhar o aplique acima da tampa, perto do teto.

Por dentro, as equipes de design e de materiais fizeram diversas mudanças para colocar o Fastback acima do Pulse. Apesar de dividir componentes, o Fastback tem o console central elevado, com freio de estacionamento elétrico com sistema autohold, e porta-copos que pode ser removido. O console de botões de comandos é mais inclinado e, abaixo dele, o carregador de indução disponível em algumas versões. Acabamento dos bancos e portas melhoram, mas ainda dentro da média do segmento.

Em motorização, o Fiat Fastback será vendido com o T200, 1.0 turbo de 3 cilindros, e o T270, o 1.3 turbo, esse com a assinatura By Abarth. No motor 1.0 turbo, são 125/130 cv e 20,4 kgfm de torque com o câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. A versão topo é a única com o 1.3 turbo, de 180/185 cv e 27,5 kgfm, este com o câmbio automático de 6 marchas. Todos tem apenas tração dianteira. O Fastback tem até 192 mm de altura do solo, sendo 218 mm de vão livre entre os eixos. Ângulo de ataque é de 20,4º e o de saída, 24,3º. 

Versões, preços e equipamentos

Fiat Fastback Audace T200 (R$ 129.990): Faróis e lanternas fullLEDs, freio de estacionamento elétrico com autohold, ar-condicionado automático, rodas de 17", sistema multimídia com tela de 8,4" e espelhamento sem fios, carregador de smartphone sem fio, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, câmera de ré, 4 airbags e controles de tração e estabilidade com TC+;

Fiat Fastback Impetus T200 (R$ 139.990): Audace + central multimídia de 10,1", painel de instrumentos de 7", teto em preto, rodas de 18", bancos em couro com acabamento escurecido em colunas e teto e sensor de estacionamento dianteiro;

Fiat Fastback Limited Edition by Abarth T270 (R$ 149.990): Impetus + motor 1.3 turbo, detalhes escurecidos na carroceria.

Como anda?

Nosso primeiro contato com o Fiat Fastback foi com a versão com o motor 1.3 turbo. Apesar de chamada de Limited Edition, será uma versão sem limitação de produção ou data. O nome Abarth se refere ao motor 1.3 turbo, mas não há a calibração da divisão esportiva em suspensão e direção, por exemplo, reservado a uma verdadeira versão Abarth no futuro. 

O Fastback chama a atenção em como acelera nesta versão. O câmbio trabalha de forma suave, mas o 1.3 turbo parece sobrar dentro do porte do SUV. Há barulho de vento em velocidades elevadas, mas o isolamento acústico é bom e isola os demais ruídos na parte externa do carro. O espaço interno é bom, apesar do banco traseiro não ser um destaque, apenas dentro do segmento, diferente do porta-malas. 

A engenharia da Stellantis se dedicou ao conforto do Fastback. O SUV, mesmo com as rodas de 18", só sente em situações mais críticas, como estradas de terra, e por causa dos pneus de perfil baixo. Pela suspensão em si, segura o que precisa fora da carroceria do Fastback e devolve com boa estabilidade, mesmo quando provocado, o que chamou muita atenção durante um trecho de serra mais rápido. Em breve, teremos um teste completo e o primeiro contato com as versões 1.0 turbo.

Fonte: Motor1