Fiat Pulse Abarth parte de R$ 149.990 com motor 1.3 e chega a 100 km/h em 7,6 segundos

SUV compacto é o primeiro de três modelos que a Abarth vai vender no país

Fiat Pulse Abarth parte de R$ 149.990 com motor 1.3 e chega a 100 km/h em 7,6 segundos
Pulse Abarth - Foto: Divulgação

O Fiat Pulse Abarth é o mais novo esportivo da marca italiana no Brasil após um hiato de quase sete anos fora do mercado nacional. O SUV chega às lojas por R$ 149.990 como o primeiro de três modelos da Abarth que serão vendidos por aqui nos próximos anos.

A Abarth foi fundada em 1949 pelo austríaco Carlo Abarth, que preparava carros da Fiat, Lancia e até da Maserati. Pode-se dizer que a marca está para a Fiat da mesma forma que a AMG está para a Mercedes, ou a linha M para a BMW. Em seus 73 anos de história, é a primeira vez que um carro da marca é projetado no Brasil.

Novo Pulse traz o nome da Abarth escrito pela primeira vez — Foto: Divulgação

Novo Pulse traz o nome da Abarth escrito pela primeira vez — Foto: Divulgação

Um dos pontos que marcam a história da Abarth é que as mudanças não são apenas estéticas, mas principalmente mecânicas. Com o Pulse não é diferente. O SUV foi totalmente preparado para aguentar a potência extra e melhorar sua dirigibilidade – e isso começa pelo motor.

O 1.3 turbo de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque é o mesmo de Renegade, Compass e Commander, com câmbio automático de seis marchas. A novidade fica por conta do botão Poison, que ativa o modo esportivo e altera a entrega da curva de torque do motor.

Segundo a Fiat, o Pulse Abarth pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, com velocidade máxima de 215 km/h. Trata-se do segundo SUV compacto mais rápido do Brasil, ficando atrás apenas do Citroën C4 Cactus.

Para aguentar o desempenho extra, a Fiat recalibrou os freios a disco, que são os mesmos da versão Impetus. A suspensão dianteira tem nova geometria e recebe molas e amortecedores exclusivos, que estão 13% mais firmes, além da barra estabilizadora de maior diâmetro. O eixo traseiro está mais rígido à torção.

O escorpião da Abarth substitui o símbolo escrito da Fiat — Foto: Divulgação

O escorpião da Abarth substitui o símbolo escrito da Fiat — Foto: Divulgação

A direção ficou 7% mais direta que no Pulse Impetus, reduzindo o tempo de resposta do volante em 0,02 segundo. Por fim, a Fiat também ajustou todo o sistema de escape para que o som do motor fique mais abafado e estridente.

Pulse tem interior escurecido, com bancos revestidos de couro ecológico e costuras vermelhas, que também aparecem no volante, no apoio de braço e na cobertura da alavanca de câmbio. O escorpião da Abarth está nos encostos dos assentos, no centro do volante e em uma plaqueta acima do porta-luvas, como é possível ver nas fotos. Mas é provável que o emblema apareça ainda em outros pontos da cabine.

O interior do Pulse Abarth é caprichado e tem acabamento vermelho — Foto: Divulgação

O interior do Pulse Abarth é caprichado e tem acabamento vermelho — Foto: Divulgação

Uma faixa vermelha também percorre boa parte da extensão do painel, passando sob a central multimídia e acima da saída de ar central até atravessar a saída do ar-condicionado do lado do passageiro, à direita.

O Pulse Abarth será vendido no Brasil em pacote único, com frenagem autônoma de emergência, comutação automática dos faróis, central multimídia de 10 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio), carregador por indução, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico, bancos de couro e rodas exclusivas.

Para o seu lançamento, 60 concessionárias vão receber o símbolo da Abarth logo abaixo ao da Fiat. Segundo a marca, o Pulse Abarth pode ser comprado em qualquer concessionária – porém, apenas as lojas com o logotipo são especializadas no modelo esportivo.

Fonte: Autoesporte