Foguete Starship explode após lançamento considerado bem-sucedido pela SpaceX
Empresa realizou novo teste após tentativa adiada na última segunda-feira
O Starship, considerado o foguete mais poderoso já construído na história, foi lançado com sucesso na manhã desta quinta-feira pela Space X, empresa do bilionário Elon Musk, mas explodiu minutos depois da decolagem e pouco antes de atingir a órbita.
O teste não tripulado ocorreu após uma tentativa cancelada na última segunda-feira, quando a Space X adiou o lançamento após um problema em uma válvula de pressurização do propulsor.
O lançamento ocorreu as 10h34 (horário de Brasília), no complexo construído pela Space X no Texas, nos Estados Unidos, e foi transmitido pelo canal da empresa no YouTube.
Pouco depois de passar três minutos no ar, quando estava prevista a separação da nave Starship do foguete Super Heavy, uma grande explosão pode ser observada sobre o Golfo do México.
Ainda na transmissão ao vivo, a empresa disse que pretende coletar os dados do teste para avaliar o que aconteceu. No entanto, a Space X conseguiu evitar o pior resultado possível - uma explosão na plataforma de lançamento, o que exigiria grandes reparos no local.
Em uma série de mensagens postadas no Twitter, a empresa afirmou que houve uma "rápida desmontagem não programada antes do estágio de separação" do propulsor.
"Em testes como este, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade da Starship enquanto a Space X busca tornar a vida multiplanetária", disse a empresa.
Antes do lançamento, Musk havia minimizado as expectativas em relação ao lançamento de hoje, dizendo que podem ser necessárias várias tentativas para que a Space X consiga ser bem-sucedida no teste de voo.
Por: valor.globo.com