Ford Maverick encara a Fiat Toro para saber quem é referência entre as picapes intermediárias

Desafiante, Ford Maverick quer o título de referência entre as picapes intermediárias no Brasil, que hoje pertence à Fiat Toro

Ford Maverick encara a Fiat Toro para saber quem é referência entre as picapes intermediárias
Foto: Renato Durães

Com todo respeito à Renault Oroch, a verdade é que a Toro nunca teve uma adversária capaz de ameaçar seu cinturão de referência entre picapes intermediárias.

Tanto que, quando queria uma luta de verdade, a Fiat encarava “pugilistas” de categoria superior, como as versões de entrada de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, ou partia para o vale-tudo contra SUVs, crossovers e até sedãs. Agora, no entanto, essa busca por um rival à altura parece que está próxima do fim com a chegada da Ford Maverick.

A Toro sobe ao ringue na versão topo de linha Ultra e a Maverick vai de Lariat FX4, a única por aqui. Logo que o gongo toca, a Fiat acerta um primeiro golpe forte. Partindo de R$ 211.190, mas chegando a 215.251 completinha (como a unidade das fotos), é quase R$ 20 mil mais em conta que a picape da Ford, que não sai por menos de R$ 235.190.

Escola norte-americana: Ford Maverick possui design quadradão que remete à irmã maior F-150 — Foto: Renato Durães

Escola norte-americana: Ford Maverick possui design quadradão que remete à irmã maior F-150 — Foto: Renato Durães

Apesar de fabricada no México, a desafiante traz o status de ter sido criada e desenvolvida nos Estados Unidos, a principal "academia" de picapes do mundo, além de ter treinado ao lado de uma das caminhonetes mais marcantes de todos os tempos, a F-150.

Aqui no Brasil, porém, a conversa é outra, e a referência é a Fiat, tanto que as duas picapes mais vendidas do país em 2022 são Strada e Toro — a primeira foi, inclusive, o veículo mais emplacado no primeiro trimestre, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Por isso, podemos esperar uma luta de altíssimo nível!

Ford Maverick Lariat FX4 — Foto: Renato Durães

Ford Maverick Lariat FX4 — Foto: Renato Durães

A Maverick tenta contragolpear com um seguro ligeiramente mais baixo, mas é atingida novamente por ter revisões até 60.000 km e cesta de peças mais caras.

Fisicamente, as duas têm portes semelhantes. Altura (1,73 metro) e largura (1,84 m), por exemplo, são iguais. Com 5,07 m de comprimento e 3,08 m de entre-eixos, a Maverick acaba sendo maior que a Toro em 13 cm e 9 cm, respectivamente.

Ford Maverick Lariat FX4 -  ângulos e dimensões — Foto: Autoesporte

Ford Maverick Lariat FX4 - ângulos e dimensões — Foto: Autoesporte

As caçambas também têm capacidades volumétricas semelhantes: 943 litros para a Ford e 937 l para a Fiat. As propostas de utilização, entretanto, são bem diferentes. A Toro pode carregar até 1.010 kg, mas a Maverick não passa de 617 kg. Já com relação à aptidão para o reboque, a picape fabricada em Goiana (PE) puxa só 400 kg, enquanto a gringa arrasta 499 kg.

Capacidade de reboque da Maverick é de 499 kg - 99 kg a mais do que a Toro puxa — Foto: Renato Durães

Capacidade de reboque da Maverick é de 499 kg - 99 kg a mais do que a Toro puxa — Foto: Renato Durães

Esses números mostram que a Toro tem maior capacidade para o trabalho pesado e a Maverick possui um perfil mais voltado para o lazer a céu aberto.

Nas duas, o espaço interno traseiro é apenas ok. Ambas têm assentos confortáveis com descanso de braço central, mas ficam devendo saída de ar para os passageiros. A Maverick, porém, consegue ser mais generosa: acomoda ligeiramente melhor os joelhos dos ocupantes e ainda oferece alguns diferenciais interessantes, como janelinha extra no vidro traseiro e um amplo nicho sob o assento com 73 l de capacidade.

Ford Maverick Lariat FX4 — Foto: Renato Durães

Ford Maverick Lariat FX4 — Foto: Renato Durães

Na parte da frente, a briga continua apertada, mesmo com estratégias diferentes. A Fiat investe em um visual mais high-tech, com painel de instrumentos digital e configurável (tela de 7’’) e central multimídia Uconnect 5 com visor de 10,1’’ posicionado na vertical.

Fiat Toro Ultra utiliza central multimídia Uconnect 5 com visor de 10,1’’ posicionado na vertica — Foto: Renato Durães

Fiat Toro Ultra utiliza central multimídia Uconnect 5 com visor de 10,1’’ posicionado na vertica — Foto: Renato Durães

Muito intuitiva, permite pareamento com até dois smartphones simultaneamente e não necessita de cabo para conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Pesa contra o freio de estacionamento mecânico roubando espaço entre os bancos, mas mesmo assim a Fiat reservou um nicho para carregamento do celular por indução, item indisponível na rival.

A Ford vai pelo caminho oposto. O painel de instrumentos ainda ataca com dois relógios analógicos separados por uma tela de 6,5’’ de boa resolução, mas limitada nas configurações. A central multimídia Sync 2.5 tem tela horizontal de apenas 8’’.

Ford Maverick Lariat FX4 utiliza central multimídia Sync 2.5 tem tela horizontal de apenas 8’’.  — Foto: Renato Durães

Ford Maverick Lariat FX4 utiliza central multimídia Sync 2.5 tem tela horizontal de apenas 8’’. — Foto: Renato Durães

A interface é boa, contudo faltam recursos. Um exemplo é a necessidade de cabo para se conectar tanto com Android quanto com Apple. O seletor do câmbio e o freio de estacionamento eletrônico abrem espaço na área central para uma infinidade de porta-trecos. Muito bom!

O acabamento interno das duas lutadoras abusa de plástico rígido, no entanto é bem trabalhado, com texturas diferentes. Mas nada que salte aos olhos. Os bancos são revestidos de couro e os apoios de braços são almofadados. A Fiat aposta em algo mais monocromático, enquanto a Ford usa mais as cores. Até nisso elas são diferentes!

No acabamento dos bancos, a Fiat aposta em algo mais monocromático — Foto: Renato Durães

No acabamento dos bancos, a Fiat aposta em algo mais monocromático — Foto: Renato Durães

Acuada no corner, a Maverick consegue se desvencilhar das cordas e encaixar uma rápida sequência de golpes na Toro a partir da força do seu conjunto mecânico, capaz de colocar a Ford entre as picapes mais divertidas ao volante do país. O motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 253 cv de potência (mesmo do Bronco, mas com 13 cv a mais) entrega excelentes acelerações e retomadas intensas graças, em parte, ao torque de 38,7 kgfm a 3.000 rpm.

A transmissão automática de oito marchas e o fato de pesar apenas 1.744 kg tonificam o desempenho diferenciado. O zero a 100 km/h acontece em 7,1 segundos, de acordo com teste da Autoesporte. Já o consumo fica devendo, mesmo com sistema start/stop, recurso que a Toro não oferece: 9,1 km/l (urbano) e 13,4 km/l (rodoviário) — números de fábrica.

Ford Maverick Lariat FX4 usa o motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 253 cv de potência — Foto: Renato Durães

Ford Maverick Lariat FX4 usa o motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 253 cv de potência — Foto: Renato Durães

A direção elétrica tem calibração na medida para a proposta da Maveick, sendo comunicativa e nada anestesiada. O pecado fica por conta da falta de aletas atrás do volante, algo que tornaria a condução ainda mais prazerosa.

Também com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros, mas movido a diesel, a Toro tem desempenho ok, porém longe de empolgar — o que a rival faz com maestria. Com 170 cv e 35,7 kgfm a partir de 1.750 giros, a picape da Fiat precisa de 10,9 s para chegar aos 100 km/h.

Fiat Toro Ultra — Foto: Renato Durães

Fiat Toro Ultra — Foto: Renato Durães

O câmbio automático de nove marchas casa muito bem com o propulsor, mas o fato de pesar 1.932 kg prejudica a performance. O consumo, entretanto, é melhor que o da desafiante: 9,4 km/l (cidade) e 14,8 km/l (rodoviário).

A direção é leve, confortável em manobras em baixas velocidades, todavia não é muito comunicativa. As aletas atrás do volante prometem esportividade, mas não entregam.

Comparativo: Ford Maverick Lariat FX4 e Fiat Toro Ultra -  Escola norte-americana: Ford Maverick possui design quadradão que remete à irmã maior F-150 — Foto: Renato Durães

Comparativo: Ford Maverick Lariat FX4 e Fiat Toro Ultra - Escola norte-americana: Ford Maverick possui design quadradão que remete à irmã maior F-150 — Foto: Renato Durães

As duas têm tração integral com opção de 4x4 com reduzida e estão equipadas com controles de tração e de estabilidade, mas apenas a Maverick tem modos de condução (são cinco). Por isso, são picapes que não pregam sustos, mesmo com a caçamba vazia e em pisos escorregadios. Ambas também utilizam suspensão independente nas quatro rodas, o que torna a condução ainda mais próxima à de um automóvel.

Com melhores ângulos de entrada e de saída e altura em relação ao solo superior — além de utilizar pneus com sulcos mais profundos —, a Toro é fisicamente mais capacitada para o off-road.

Fiat Toro Ultra — Foto: Renato Durães

Fiat Toro Ultra — Foto: Renato Durães

Nos últimos rounds, com as duas lutadoras esgotadas, a Fiat consegue aplicar mais alguns golpes que machucam a oponente.

As duas são equipadas com sete airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, câmera de ré, alerta de colisão frontal, monitoramento da pressão dos pneus, frenagem autônoma de emergência e controlador de velocidade.

Ford Maverick Lariat FX4 — Foto: Renato Durães

Ford Maverick Lariat FX4 — Foto: Renato Durães

No entanto, a Toro vai um pouco além, com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de saída de faixa com atuação no volante e também carregador de celular por indução (wireless charger).

A luta chega ao fim com as duas "pugilistas" de pé, mas extenuadas. Sinal de que a briga foi boa. Porém, a vitória, nos pontos, ficou com aquela que melhor conhece o mercado brasileiro: Fiat Toro!

Off-road
Toro tem ângulos de ataque e de saída melhores, mas a Maverick pode rebocar mais peso

Maverick
Com melhor capacidade de reboque (499 kg) e caçamba com maior volume (943 l), a Ford revela um talento superior para transportar trailers, por exemplo; destacam-se os ganchos de amarração (8) e os nichos para guardar ferramentas. Falta uma capota marítima.

Toro
A Fiat tem uma caçamba com quase o mesmo volume (937 l) da rival, mas a supera com a capacidade de carga (1.010 kg) bem superior. Destaque para a tampa rígida, para os ganchos para amarração (6) e também para o estilo diferente — e marcante — da tampa

Seu bolso

Fiat Toro Ultra Ford Maverick Lariat FX4
Preço R$ 211.190 R$ 235.190
Pacote de peças* R$ 10.860,16 R$ 12.332,32
Revisões até 60 mil km R$ 4.202 R$ 5.840
Seguro** R$7.711 R$ 6.529
Desvalorização 1º ano N/D N/D
Garantia 3 anos 3 anos
Taxa de Financiamento 1,52% a.m. 1,52% a.m.
Valor da Parcela (36 x, ent. 50%) R$ 4.887 R$ 5.475
Consumo cidade/estrada 9,4 – 14,8 km/l 9,1 – 13,4 km/l

*Cesta de peças: Retrovisor direito, farol direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível (se aplicável)
**Seguro: O valor é uma média entre as cotações das principais seguradoras do país com base no perfil padrão de Autoesporte, sem bônus

Teste

Fiat Toro Ultra Ford Maverick Lariat FX4
ACELERAÇÃO
0 - 100 km/h (segundos) 9,6 7,1
0 - 400 m (s) 16 15,1
0 - 1.000 m (s) 37,7 28,2
Velocidade a 1.000 m (km/h) 161,7 171,5
Veloc. real a 100 km/h (km/h) 91 98
RETOMADA DE VELOCIDADE
40 - 80 km/h (Drive) 5 s 3,2 s
60 - 100 km/h (D) 6,3 s 3,8 s
80 - 120 km/h (D) 7,7 s 4,8 s
FRENAGEM
100 - 0 km/h (metros) 43,8 42,8
80 - 0 km/h (m) 28,7 26,6
60 - 0 km/h (m) 16,1 14,6

Dados da montadora

Fiat Toro Ultra Ford Maverick Lariat FX4
Motor Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, turbo, diesel Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 16V, turbo, gasolina
Cilindrada 1.956 cm³ 1.999 cm³
Potência 170 cv a 3.750 rpm 253 cv a 5.500 rpm
Torque 35,7 kgfm a 1.700 rpm 38,7 kgfm a 3.000 rpm
Velocidade Máxima 193,5 km/h 175 km/h
Câmbio Automático, 9 marchas Automático, 8 marchas
Direção Elétrica Elétrica
Suspensão Indep., McPherson (D) e multilink (T) Indep., McPherson (D) e multilink (T)
Freios Discos ventilados (D) e tambores (T) Discos ventilados (D) e sólidos (T)
Pneus 225/65 R17 225/65 R17
Tração Integral, 4x4 reduzida Integral, 4x4 reduzida
Carroceria Picape Picape
Comprimento 4,94 m 5,07 m
Largura 1,85 m 1,84 m
Altura 1,67 m 1,73 m
Entre-eixos 2,98 m 3,08 m
Tanque 60 litros 67 litros
Peso 1.932 kg 1.744 kg
Caçamba (Fabricante) 937 litros

943 litros