Governo do Amazonas promove Encontro com Papais Noéis no Centro Cultural Palácio da Justiça

Durante o encontro, pessoas que têm o interesse de aprender o ofício de Papai Noel participarão de workshops com Papais Noéis profissionais

Governo do Amazonas promove Encontro com Papais Noéis no Centro Cultural Palácio da Justiça

Com clima natalino tomando conta da cidade, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promove um inédito Encontro com Papais Noéis na quarta-feira (13/11), às 9h, no Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro, zona sul de Manaus.

Durante o encontro, pessoas que têm o interesse de aprender o ofício de Papai Noel participarão de workshops ministrados pelos atores Roberto Carlos Jr. e Kleber Sahdo, ambos experientes Papais Noéis, sendo inclusive proprietários de agências de Papais Noéis atuantes durante o período Natalino.

Além de Roberto Carlos e Kleber, outros profissionais também participarão do encontro, proporcionando uma oportunidade de troca de experiências que vai resultar em formação para os aspirantes a Papai Noel e reciclagem para os já profissionais na atividade. 

O secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, reforça a importância da iniciativa inédita no estado. “O ofício de Papai Noel é mais um posto de trabalho que se forma no período natalino, sendo assim, a iniciativa é um exemplo prático de economia criativa, no qual profissionais encontram um caminho para reforçar a renda, atuando, gerando entretenimento, neste período”, disse o secretário. “Além de orientar aqueles que buscam este caminho, o encontro será uma atualização para os que já atuam”, complementa Candido.

Os aspirantes a Papai Noel devem comparecer ao encontro vestindo camisas de cor vermelha, verde ou branca. As inscrições estão abertas até este domingo (10/11) no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfPThqy18KeGBHY4K4S8HRUDQQz5OxhLiBH7NXk96KWL3NHw/viewform?usp=send_form

Programação

Na quarta-feira, das 9h às 10h, o conteúdo programático contará com o  workshop teatral “O Processo de Criação e Desenvolvimento do Personagem”, onde os participantes receberão orientações sobre maquiagem, figurino, cênica, interação com o público, entre outros aprendizados. O workshop será ministrado pelo ator Roberto Carlos Jr.

Das 10h às 10h40, será realizado o workshop de Economia Criativa “A Geração de Renda com o Ofício de Papai Noel”, ministrado pelo ator Kleber Sahdo. 

Das 10h45 às 11h45, será realizada uma sessão de fotos com Papais Noéis. Encerrando o encontro, das 12h às 13h30 será realizada a atividade “Vivências com os Bons Velhinhos”, na qual os Papais Noéis profissionais trocarão experiências entre si e com os aspirantes ao ofício. A mediação ficará a cargo de Kleber Sahdo e Roberto Carlos Jr.

Experientes Bons Velhinhos

O ator Kleber Sahdo já trabalha como Papai Noel há 20 anos. Criou sua agência de Papais Noéis em 2016 e, no período natalino, atende comércios, empresas, confraternizações e outros eventos natalícios.

O Papai Noel veterano considera o inédito encontro muito importante para a categoria. “Vai ser muito bom esse feedback com outros Papais Noéis. Eu acredito que vai ser o início de um projeto para daqui a três, quatro, cinco anos já se tornar grande e dar visibilidade a Manaus”, afirma.

Também um Papai Noel veterano, Roberto Carlos Jr. começou a atuar como o Bom Velhinho aos 19 anos, em um espetáculo teatral. “Aí, uns dois anos depois eu comecei a fazer na casa da minha família. E a partir daí eu já fui chamado para algo mais profissional”, conta, acrescentando que começou a trabalhar profissionalmente como Papai Noel utilizando barba falsa.

“Foi de 2017 para 2018 que eu resolvi deixar a minha barba crescer e a partir daí continuei como Papai Noel, com barba verdadeira”, afirma. Roberto Carlos tem sua agência de Papais Noéis há três anos e atende principalmente os shoppings da cidade.

Ele também está ansioso para participar do encontro. “É muito importante que a gente converse sobre o nosso ambiente de trabalho, para alinhar todas as coisas. Porque um Papai Noel é um Papai Noel, a gente não pode fazer coisas totalmente diferentes do que o outro que faz”, defende.

FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa