Governo lança aplicativo 'Saúde Amazonas' para acompanhamento de consultas e exames
O aplicativo quer diminuir o índice de faltosos no SUS.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), lançou, nesta sexta-feira (8), o aplicativo Saúde Amazonas. O APP permitirá à população acompanhar o agendamento de consultas e procedimentos por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
Segundo o governo, a ferramenta busca diminuir o absenteísmo, quando o paciente deixa de comparecer à consulta ou exame marcado no Sistema Único de Saúde (SUS), que desde o início da pandemia passou de 40%, segundo dados da SES-AM.
Para acessar o aplicativo, o usuário deve buscar Saúde Amazonas na plataforma Google Play e realizar o download. Após a instalação, o usuário deverá fazer o cadastro e o login para verificar solicitações de procedimentos ou consultas, que estarão indicados com data e horário do atendimento, e confirmar o comparecimento na unidade indicada. Para os usuários do sistema iOS, os trâmites para liberação do aplicativo estão sendo finalizados.
“Esse aplicativo não tem vinculação com número (de telefone), então as pessoas vão poder baixar no celular. Lá vão ter todos os dados, ela coloca o CPF, cria uma senha. A partir daí, marcou um exame, foi pedido um exame para ela, foi inserido no Sisreg, já vai para o aplicativo dela o alerta, já sabe o dia e a hora, inclusive os detalhes do preparo”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.
Com a confirmação do atendimento no aplicativo, o paciente deve se dirigir à unidade de saúde responsável pela solicitação. Caso não possa comparecer à consulta ou exame, o usuário pode sinalizar no aplicativo e, assim, agilizar o processo de remarcação.
A presença do paciente no dia e no horário agendados para procedimentos é uma das principais formas de agilizar o sistema de regulação, pois quando o paciente falta a unidade deixa de ofertar uma vaga e é necessária a remarcação da consulta ou exame.
Central de Atendimento
Outra ferramenta importante que atuará em conjunto com o aplicativo é o call center, desenvolvido pelo setor de tecnologia da SES-AM, em parceria com a Empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam). O objetivo da central, lançada nesta sexta-feira (07/04), é informar, por telefone, os usuários, que não confirmaram na plataforma o comparecimento, o agendamento de sua consulta ou exame.
O call center terá funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para que a central de atendimento funcione de forma mais eficiente é importante que os usuários mantenham o cadastro no SUS atualizado.
Fonte: G1/AM