Helicóptero com o presidente do Irã sofre acidente
TV Estatal iraniana confirmou que presidente estava no helicóptero. Ebrahim Raisi voltava do Azerbaijão em viagem oficial para inaugurar uma barragem. Agência diz que informações são "preocupantes".
helicóptero em que viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisisofreu um acidente aéreo neste domingo (19), informou a TV estatal iraniana. Até a última atualização desta reportagem, as equipes de resgate tentavam chegar ao local, mas encontravam dificuldades devido a más condições climáticas, como chuva forte e vento.
A agência de notícias da República Islâmica (IRNA) reportou que o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa. À Reuters, a agência iraniana afirmou que "estão esperançosos, mas que as informações sobre o acidente são preocupantes".
Também estavam na comitiva o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental, o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem e outras autoridades.
“O estimado presidente e a empresa estavam voltando a bordo de alguns helicópteros e um dos helicópteros foi forçado a fazer um pouso forçado devido ao mau tempo e à neblina”, confirmou o ministro do Interior, Ahmad Vahidi, à TV estatal. "As equipes estão a caminho da região, mas devido ao mau tempo e à neblina pode levar algum tempo para chegarem ao helicóptero.”
A agência de notícias FARS pede que iranianos orem pelo presidente do país. A IRNA divulgou imagens das buscas pelo helicóptero.
Acidente aéreo com presidente do Irã
Ibrahim Raisi viajava por província iraniana do Azerbaijão Oriental
Raisi estava viajando pela província iraniana do Azerbaijão Oriental. A TV estatal descreveu a área do incidente como sendo perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã.
O presidente esteve no Azerbaijão na manhã de domingo para inaugurar uma barragem com o presidente do país vizinho, Ilham Aliyev. A barragem é a terceira que as duas nações construíram no rio Aras.
Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram qualquer informação sobre o estado de Raisi e dos outros passageiros.
Esta reportagem está em atualização.