Ícone do automobilismo brasileiro, Xandy Negrão morre aos 70 anos
Quatro vezes vice-campeão da Stock Car, piloto e empresário faleceu vítima de um câncer; Xandy deixa legado e paixão pelo automobilismo na família
Morreu nesta quarta-feira Alexandre Funari "Xandy" Negrão, um dos ícones do automobilismo brasileiro, aos 70 anos. O piloto e empresário faleceu vítima de um câncer. A notícia foi confirmada pela Stock Car, principal categoria do esporte a motor no país.
- Um competidor duro, mas sem perder a alegria. Brincalhão, mas sempre profissional. Assim ele será lembrado por nós - diz trecho da nota da Stock Car.
Xandy foi vice-campeão da Stock Car em quatro ocasiões: 1995, 1996, 1997 e 1999. Em 108 corridas disputadas, Negrão conquistou 21 vitórias, além de 23 pole positions e 59 idas ao pódio. Foram 20 anos de dedicação à categoria, entre 1983 e 2003.
Além de piloto, Xandy teve sucesso como empresário: foi o fundador da Medley, maior laboratório de medicamentos genéricos do Brasil, vendido em 2009. Antes de falecer, Negrão tinha fazenda em Goiás, onde se dedicava à criação de gado.
O legado do automobilismo seguirá pela família. Xandy deixa o filho Xandinho Negrão, com quem conquistou a Endurance Brasil 2020; o irmão Guto Negrão, ex-piloto e vice-campeão da Stock de 2003; e o sobrinho André Negrão, participante do WEC.
Fonte: Globoesporte