Incêndio florestal atinge arredores de Córdoba, na Argentina, e moradores são evacuados
Registros oficiais indicam que fogo começou após um homem de 27 anos acender uma fogueira para fazer café
Um incêndio florestal de grande proporção atingiu os arredores de Córdoba, segunda maior cidade da Argentina, nesta terça-feira (10), forçando a evacuação de moradores e causando danos significativos a várias casas na província. Registros oficiais indicam que esse incêndio começou entre as localidades de Cabalango e Tanti, após um homem de 27 anos acender uma fogueira para fazer café. Ele foi detido pelas autoridades. As informações são do jornal Clarin.
O número de casas afetadas e moradores que precisaram deixar suas residências ainda não foi contabilizado. Segundo dados do Ministério de Segurança, o principal foco de incêndio é no Valle de Punilla e abrange os municípios de Cabalango, Cuesta Blanca, Icho Cruz, Mayú Sumaj, San Antonio de Arredondo, Tala Huasi e Villa Carlos Paz.
O calor que atinge a região, somado aos ventos intensos registrados ao longo do diafavoreceram a rápida propagação do incêndio. À mídia local, o secretário de Gestão de Riscos Climáticos, Desastres e Proteção Civil Provincial, Claudio Vignetta, disse que “a situação é complicada, a temperatura é elevada, o vento é intenso e a umidade ambiente é praticamente inexistente”.
— Há um detido que iniciou o incêndio e espero que recaia sobre ele todo o peso da lei, porque 99% dos incêndios que sofremos todos os anos em Córdoba são causados intencionalmente, seja por ação intencional ou por irresponsabilidade — disse o governador Juan Schiaretti.